Há famílias portuguesas a pagar valores elevadíssimos de água, luz ou gás, alerta DECO

Margarida Pinto, jurista da DECO, deixou o alerta esta quinta-feira na antena da ‘CNN Portugal’

Francisco Laranjeira
Janeiro 15, 2026
15:27

Margarida Pinto, jurista da DECO, deixou o alerta esta quinta-feira na antena da ‘CNN Portugal’: há famílias portuguesas que estão a pagar contas de água, luz ou gás que não correspondem ao consumo real. As reclamações na associação de defesa do consumidor são recorrentes, explicou a especialista.

“De facto, acabam por ser recorrentes no que diz respeito aos serviços públicos essenciais”, apontou Margarida Pinto. “No caso da eletricidade, as pessoas pensam que o seu consumo está a ser medido constantemente através de contadores inteligentes, por exemplo, e alguns meses conseguem ter uma fatura com valores elevadíssimos que a pessoa sabe que não teve.”

“Verificamos que as leituras não estão a ser dadas com a periodicidade igual à da faturação”, sublinhou. “Isto acontece de forma transversal nos serviços públicos essenciais.”

Uma estratégia que as famílias portuguesas devem seguir é “dar a leitura do seu consumo”. “Até porque o operador de rede não é obrigado a fazer a leitura, numa situação em que não há um contador inteligente”, prosseguiu.

“Se o operador de rede não tem dados, porque ainda não fez a leitura presencial, aconselhamos que o consumidor o faça, comunicar a seu consumo ao operador de rede”, frisou Margarida Pinto. “Idealmente, deve comunicar mais perto do fim, para ter um maior período de consumo coberto pela comunicação que vai fazer. Isso vai evitar que haja uma comparação por estimativa, que dificilmente vai ser igual à real”, concluiu.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.