Há 50% de probabilidade de Notre Dame não poder ser salva

O reitor da Catedral de Notre Dame, em Paris, França, o monsenhor Patrick Chauvet,  afirma que há “50% de probabilidade” de que a estrutura não se salve completamente, porque os andaimes instalados antes do incêndio estão a ameaçar as abóbodas do monumento.

“Ainda não está nada fora de perigo. Só estará quando conseguirmos retirar toda a armação”, apontou à Associated Press. “Atualmente podemos dizer que há 50% de probabilidade de conseguirmos salvar tudo. E há 50% de probabilidade de a armação cair para cima das abóbadas.”

O religioso disse que “o edifício ainda é muito frágil”. As obras da catedral parisiense de 850 anos tentam aliviar os danos causados pelas chamas na estrutura do telhado e na agulha central e levam em conta que as abóbodas são cruciais para manter a enorme estrutura de pedra em pé.

“Precisamos remover completamente os andaimes para que o prédio fique seguro. Provavelmente, em 2021, iniciaremos a restauração da catedral”. Depois, temos de “avaliar a condição” da propriedade e decidir “a quantidade de pedras que serão removidas e substituídas”, detalhou Chauvet.

Recorde-se que o incêndio de 15 de abril destruiu todo o telhado da catedral francesa e o enorme pináculo que marcava um dos pontos mais icónicos da paisagem de Paris. A investigação levada a cabo sobre a origem do incêndio aponta para acidente relacionado com obras que decorriam numa das alas do monumento.

Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações