Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria…: milhares de estudantes sem aulas hoje devido ao mau tempo

Depressão Kristin provocou diversos estragos esta noite em Portugal continental, o que levou diversas autarquias a declarar o fecho das escolas esta quarta-feira

Francisco Laranjeira
Janeiro 28, 2026
9:42

A depressão Kristin provocou diversos estragos esta noite em Portugal continental, o que levou diversas autarquias a declarar o fecho das escolas esta quarta-feira.

A Câmara de Coimbra decretou o encerramento das escolas na sequência da passagem da depressão pela região, indicou o vereador da Proteção Civil, Ricardo Lino, à agência Lusa.

Também no distrito de Coimbra, as escolas do concelho de Penela vão estar hoje encerradas, anunciou a Câmara Municipal nas redes sociais, apelando à população para evitar deslocações desnecessárias. “Em virtude das condições meteorológicas que se fizeram sentir esta noite e das consequências das mesmas, informamos que as Escolas do Concelho estarão hoje encerradas”, indicou a Câmara Municipal de Penela.

Segundo a autarquia, os meios da Proteção Civil encontram-se no terreno, “estando um elevado número de ocorrências por resolver”. Apela-se ainda à população para que evite deslocações desnecessárias e siga as indicações da Proteção Civil. “Temos várias situações de cabos e árvores caídas que podem provocar acidentes”, adiantou.

As escolas de Miranda do Corvo vão estar também encerradas, anunciou esta câmara do distrito de Coimbra nas redes sociais. Na sequência da depressão Kristin, a autarquia decidiu encerrar os estabelecimentos de ensino e ainda solicitar à população que tenha especial atenção a eventuais obstáculos nas vias. “Uma noite de extremo mau tempo provocado pela tempestade Kristin provocou inúmeras ocorrências no concelho. Uma equipa conjunta do Executivo Municipal, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e Juntas de Freguesia têm feito um acompanhamento e monitorização permanente desde a noite de 27 de janeiro”, disse a câmara. O mercado semanal exterior foi cancelado, limitando-se a ocorrer no interior, explicou ainda a autarquia.

Um pouco mais a sul, o cenário repete-se no distrito de Leiria, um dos mais afetados pela passagem da depressão Kristin. As escolas em Pombal estão hoje fechadas devido ao mau tempo, disse à agência Lusa a vice-presidente da Câmara, adiantando que a maior parte do concelho está sem eletricidade. “Temos várias árvores a impedir o trânsito, não temos eletricidade na maior parte do concelho, portanto, neste momento, as escolas estão fechadas”, afirmou Isabel Marto, pedindo à população para ficar em casa.

Já o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal, Hugo Gonçalves, adiantou, pelas 8h15, que o concelho tem “muitas ocorrências”, havendo registos de “telhados de muitas habitações que voaram”, além de muitos sinais de trânsito e árvores no chão, e “vias principais cortadas”. “Vamos tentar fazer com que as pessoas saiam o mínimo de casa, para conseguir repor a normalidade”, declarou Hugo Gonçalves, referindo que se está “a adotar uma estratégia para conseguir começar a dar resposta a todas as ocorrências que têm surgido”.

Também no distrito de Leiria, a Câmara de Ansião determinou o encerramento das escolas do concelho esta quarta-feira, devido ao mau tempo e apelou à população para evitar deslocações desnecessárias. “Perante os efeitos da tempestade Kristin que se fazem sentir no nosso concelho, foi decidido encerrar todas as escolas, como medida preventiva e de proteção da comunidade escolar”, referiu o município nas redes sociais. Segundo a autarquia, “registam-se várias estradas cortadas, bem como falhas no fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos do concelho”. “Todos os meios da Proteção Civil estão no terreno, incluindo bombeiros, forças de segurança, serviços municipais e equipas de apoio, a trabalhar de forma coordenada para repor a normalidade o mais rapidamente possível e garantir a segurança de todos”.

No distrito de Castelo Branco, a autarquia ativou o Plano Municipal de Emergência e as escolas do concelho vão estar encerradas por precaução, informou a autarquia. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, confirmou a ativação do Plano Municipal de Emergência e o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino do concelho. A depressão Kristin atingiu Castelo Branco e cerca das 05:30 as rajadas de vento forte fizeram-se sentir, situação que se manteve por mais de uma hora. “Muitas estradas estão impedidas e há dificuldade de deslocação. Ainda não sabemos a dimensão dos danos. Acima de tudo, estamos a tomar medidas preventivas”, notou Leopoldo Rodrigues.

Todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro e creches de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, estão encerrados, assim como alguns serviços públicos, anunciou esta sexta-feira a Câmara nas redes sociais. “Apelamos a todos os munícipes para que circulem apenas em caso de extrema necessidade, adotando a máxima precaução e seguindo rigorosamente as indicações das autoridades”.

Segundo a autarquia, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, foi decidido que todas as escolas e creches do Agrupamento José Silvestre Ribeiro vão estar encerradas. Foi ainda decidido fechar ao público as piscinas e o ginásio municipal, e o Espaço Cidadão. A Câmara de Idanha-a-Nova informou também que os transportes da rede municipal encontram-se suspensos (Cartão Raiano), assim como a unidade móvel de saúde. “Agradecemos a compreensão de todos, estando o município a desenvolver todos os esforços para normalizar a situação, salvaguardando a segurança da população.”

Por último, Guarda: a câmara local adiou a abertura das escolas da cidade para permitir que os serviços municipais possam proceder à limpeza das ruas e estradas do concelho, onde nevou com intensidade durante a madrugada. “Devido à intensa queda de neve esta madrugada, as atividades letivas começarão um pouco mais tarde durante a manhã de hoje por forma a que os Serviços Municipais possam proceder à limpeza das vias”, referiu a autarquia numa nota publicada nas redes sociais do município.

No Instituto Politécnico da Guarda estão suspensas as atividades presenciais, “preventivamente”, durante o período da manhã.

Os limpa-neves do serviço municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários da Guarda estão no terreno para desobstruir ruas e estradas, bem como a espalhar sal-gema.

Em Almeida, a autarquia decidiu suspender as aulas no Agrupamento de Escolas local e os transportes escolares “face às atuais condições climatéricas e à situação de insegurança na circulação nas estradas nacionais e municipais”.

A mesma decisão foi tomada em Pinhel, onde o município também suspendeu as atividades letivas do Agrupamento de Escolas “devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas que se fazem sentir”.

Já a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo cancelou as aulas “em todos os estabelecimentos de ensino do concelho” devido “à intensa queda de neve que se fez sentir na madrugada de hoje”.

No Sabugal, “devido às condições meteorológicas adversas”, os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas do Sabugal estão hoje encerrados.

“Enquanto esta situação se mantiver, os transportes públicos estão temporariamente suspensos nas zonas mais afetadas”, referiu a autarquia numa nota publicada nas redes sociais.

Nos restantes concelhos do distrito da Guarda, caso de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Mêda, Seia e Trancoso, os estabelecimentos de ensino estão a funcionar com normalidade.

Mau tempo provoca um morto em Vila Franca de Xira

O mau tempo já causou um morto em Povos, Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, após a queda de uma árvore em cima da viatura ligeira em que seguia, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A ANEPC registou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje cerca de 1.500 ocorrências, dando conta do “grande impacto” da depressão Kristin, sobretudo nos distritos de Leiria e Coimbra e na região Oeste (distritos de Leiria e Lisboa), com cortes de energia e de comunicações, cortes de estradas e quedas de árvores e de estruturas.

Até às 07:00 de hoje, 855 mil clientes da E-Redes estavam sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Lisboa, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Setúbal os distritos mais afetados, disse à Lusa fonte da empresa.

Hoje de manhã, os efeitos da depressão Kristin ainda se fazem sentir nos distritos de Castelo Branco e Guarda, mas a situação tem tendência a melhorar, dado que a tempestade já está a chegar a Espanha, disse fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cerca das 07:30, o instituto avançou que a zona centro foi a mais afetada pelos efeitos de uma depressão que entrou no continente na zona de Leiria e daí progrediu para o interior do país.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.