Galp triplica capacidade de carregamento elétrico na A2

Plano de investimento da empresa para alargamento da infraestrutura elétrica contempla oito hubs na A1 e A2.

Executive Digest
Janeiro 2, 2026
10:16

A Galp reforçou a infraestrutura de carregamento elétrico na Autoestrada do Sul (A2), triplicando a capacidade para 48 tomadas ultrarrápidas nas áreas de serviço de Alcácer do Sal e Aljustrel. Foram criados quatro hubs com potência até 400 kW, preparados para responder ao aumento da procura em períodos de maior tráfego.

Esta intervenção corresponde à primeira fase de um plano de investimento da Galp para a expansão da mobilidade elétrica nas principais autoestradas do país. O projeto prevê a instalação de oito hubs na A1 e na A2, num total de 96 tomadas ultrarrápidas, com conclusão prevista até ao final do primeiro trimestre de 2026.

“O reforço da rede de carregamento na A2 é a primeira fase do maior projeto de investimento da Galp na mobilidade elétrica em Portugal, com o objetivo de garantir uma experiência de carregamento rápida, conveniente e segura”, afirma David Alvaro, responsável pela área de Mobilidade da Galp.

A densificação da rede vai permitir reduzir os tempos de carregamento para menos de 20 minutos nos veículos compatíveis, além de oferecer maior conforto aos utilizadores, com serviços de conveniência, iluminação noturna, cobertura, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e terminais de pagamento automático.

Com a conclusão do plano para a A1 e A2, a Galp atingirá uma potência total instalada de 20 MW nestas autoestradas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.