
Fisco já começou a processar os primeiros reembolsos de IRS
A campanha do IRS entrou na fase de processamento dos reembolsos aos contribuintes, adiantou, esta terça-feira, fonte do Ministério das Finanças, sinalizando o início do pagamento dos primeiros reembolsos 21 dias depois de ter arrancado a entrega das declarações.
Quem já entregou pode verificar no Portal das Finanças, no detalhe sobre a declaração de IRS, em que situação está: se a liquidação se encontra em processamento ou se o reembolso já foi processado.
Segundo noticiou a Executive Digest, a 17 de abril, o fisco ainda não tinha começado a reembolsar os contribuintes abrangidos pelo IRS automático. E, ao contrário dos últimos anos, a Autoridade Tributária (AT) não se comprometia com uma data para o envio dos cheques, embora tenha assegurado que não vai falhar com as devoluções de imposto devidas, confirmou a Executive Digest junto do Ministério das Finanças.
Nos últimos anos, o prazo médio para o reembolso tem vindo a diminuir. Em 2019, por exemplo, foi de 11 dias para IRS automático e 16 dias para os restantes). No ano passado, por exemplo, o Fisco devolveu aos contribuintes mais de três mil milhões de euros em reembolsos de IRS, dos quais 1260 milhões durante o mês de abril.
A mesma fonte do Ministério das Finanças remete para o prazo legal das liquidações, assegurando que a AT vai manter o processamento dos reembolsos até 31 de julho, sendo que a data limite para o pagamento dos reembolsos é dia 31 de agosto.
A declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2019 começou a ser entregue em 01 de abril e termina em 30 de junho. Segundo dados da AT, já foram submetidas 2,19 milhões de declarações, mais de um terço do total esperado (5,8 milhões).