Ferido e cercado por tropas russas: soldado ucraniano é salvo por bicicleta elétrica entregue por drone. Veja o momento

Soldado, identificado apenas por “Tanker”, fazia parte de uma patrulha de quatro homens que operava perto da cidade de Siversk, na região de Donetsk, e foi emboscada por tropas russas

Francisco Laranjeira
Agosto 1, 2025
12:27

A Ucrânia protagonizou um resgate dramático de um soldado ferido que ficou preso vários dias atrás das linhas inimigas. A solução, encontrada pelo 4º Batalhão da Força de Liberdade da Brigada Rubizh, foi no mínimo inovadora: foi usado um drone que transportou uma bicicleta elétrica até ao soldado ferido

O soldado, identificado apenas por “Tanker”, fazia parte de uma patrulha de quatro homens que operava perto da cidade de Siversk, na região de Donetsk, e foi emboscada por tropas russas. Os eus três companheiros foram mortos, ele foi ferido nas pernas e não conseguiu escapar.

Segundo Mykola Hritsenko, porta-voz da brigada, disse que uma tentativa de resgatar o soldado ferido colocaria em risco a segurança de outros soldados. “Era impossível chegar com o equipamento porque o inimigo estava por toda a parte. Ele também não conseguia sair sozinho, pois teria de caminhar 1,5 quilómetros até à nossa posição mais próxima – no estado em que estava, com os ferimentos nos membros inferiores, ele simplesmente não teria conseguido.”

De acordo com o vídeo publicado nas redes sociais – que pode ver aqui -, o soldado ficou preso durante quase cinco dias e enfrentou repetidos ataques da infantaria russa, tendo sido protegido por drones ucranianos. Nesse período, revelaram as autoridades ucranianas, foi eliminado “um pelotão” de soldados inimigos – tudo visionado em ecrãs no quartel-general da brigada.

Numa solução que mais uma vez exemplifica o pensamento “inovador” da Ucrânia, alguém do quartel-general teve a ideia de entregar um meio de fuga com um drone “Baba Yaga” — mais comummente usado para lançar bombas em posições russas — para entregar uma bicicleta elétrica de 40 quilos.

A tentativa de resgate e a corrida de “Tanker” para a liberdade foram capturadas em vídeo por drones que realizavam vigilância sobre a sua posição. Não foi fácil: as duas primeiras tentativas falharam – o primeiro drone foi abatido e o segundo sofreu uma falha técnica, provavelmente porque a bicicleta elétrica se mostrou muito pesada.

Na terceira tentativa, a bicicleta foi entregue em segurança e “Tanker” partiu apressado, não sem perigo: menos de um quilómetro depois, a bicicleta elétrica atingiu uma mina terrestre, destruindo-a e atirando “Tanker” ao chão – felizmente, ele sofreu apenas ferimentos leves. Viria a conseguir completar o resto do percurso a mancar, onde foi recebido pelos seus companheiros, que lhe deram outra bicicleta elétrica – também entregue por drone – para chegar a uma área controlada pela Ucrânia, de onde poderia ser evacuado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.