As 5.322 famílias e empresas acompanhadas pela Unidade de Grandes Contribuintes (UGC) da Autoridade Tributária e Aduaneira, foram responsáveis por 43% da receita fiscal do Estado em 2024, revelou esta quarta-feira o ‘Jornal de Notícias’: ao todo, pagaram 27 mil milhões de euros em impostos ao Estado. O número de famílias mantém-se o mesmo desde 2020, mas o de empresas voltou a aumentar.
Face a 2023, representou um aumento de 3 mil milhões de euros, altura em que tinham um peso total de 41% – os 27 mil milhões de euros é um recorde, e o peso total só foi superado em 2022, quando os 22 mil milhões de euros valeram 44% das receitas do Estado.
A UGC acompanha 5.322 grandes contribuintes, 3.720 empresas e 1.602 individuais: nestes estão incluídos os que têm rendimento anual bruto superior a 750 mil euros (685 casos); há também 340 com património de mais de 5 milhões de euros e outros 623 com relações jurídicas e económicas com empresas na lista dos grandes contribuintes.
Entre as 3.720 empresas, 1.412 (38%) estão integradas em grupos multinacionais abrangidos pelo regimeespecial de tributação do IRC. Há ainda 868 (23%) que são organismos de investimento coletivo sob supervisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Há ainda 342 entidades supervisionadas pelo Banco de Portugal: a banca e entidades que concedem crédito, 261 fundos de
pensões, 243 sociedades gestoras de fundos, 177 entidades não financeiras com volume de negócios superior a 100 milhões de euros por ano e 83 seguradoras.














