ERSE Alerta: Cuidado com os descontos na luz e no gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) faz um alerta aos consumidores para que tenham atenção às más práticas efectuadas por comercializadores de energia, relacionadas com a oferta de descontos na factura de electricidade e/ou de gás natural.

A medida decorre no âmbito do controlo dos mercados retalhistas de energia, com o principal objectivo de informar os consumidores sobre questões que possam potenciar eventuais dúvidas, ou que foram objecto de reclamação/pedidos de esclarecimento, fornecendo assim conselhos para melhorar a actuação neste tipo de práticas.

Neste sentido, a ERSE avisa, se lhe perguntarem se já tem desconto na factura da electricidade, ou gás natural e consequentemente lhe pedirem para assinar um papel para passar a usufruir desse desconto, confirme primeiro: a que desconto se refere; se é sobre a energia consumida ou a potência contratada; se é sobre o preço que está a pagar actualmente ou sobre o novo preço proposto; se é um argumento utilizado para que mude de fornecedor ou se é uma proposta do actual.

A entidade acrescenta ainda que é importante informar-se sempre sobre os preços e outras condições oferecidas pelos vários fornecedores, utilizando para o efeito os simuladores de preços e de potência contratada da ERSE.

Num sector onde é fundamental reforçar o conhecimento e a informação do público, a ERSE considera que a prevenção é uma ferramenta fundamental, tornando os consumidores mais conscientes e informados, evitando consequências mais graves.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Quer ir ao Burning Man? Cuidado com os bilhetes falsos
Automonitor
#Ensaio – Mercedes-Benz GLC 220d – A medida perfeita