Empresa sueca procura parceiro no setor do lítio. Portugal ‘debaixo de olho’

A sueca Northvolt está à procura de parceiros.

Revista de Imprensa
Novembro 10, 2021
9:11

“A sueca Northvolt, que se quer afirmar como uma das principais fabricantes europeias de baterias para veículos elétricos, anda à procura de parceiros na indústria do lítio, e vê em Portugal um potencial excelente”, avança esta quarta-feira o Jornal de Negócios.

A revelação foi adiantada pela chefia do departamento ambiental da empresa à publicação económica do grupo Cofina.

Esta notícia surge três meses depois de outro grande ‘player’ do lítio ter defendido que Portugal pode ser um líder no setor.

David Archer, o CEO da Savannah Resources – empresa britânica cotada na London Stock Exchange, que se dedica à prospeção e desenvolvimento de ativos mineiros, mãe da subsidiária portuguesa Savannah Lithium, responsável pelo projeto de mineração de lítio da Mina do Barroso, em Trás-os-Montes, concedeu uma entrevista ao Dinheiro Vivo, onde falou sobre as metas da sua empresa e do setor onde se insere, para o País.

Estando ainda à espera da “luz verde” da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) , Archer espera que a Mina do Barroso esteja a funcionar em pleno “até 2024”. O projeto vai custar cerca de 150 milhões de euros.

Para o CEO, a possível aprovação da APA “será uma importante mensagem para a comunidade mineira internacional que há oportunidades de mineração em Portugal e que as nossas instalações se tornem precursoras de um modelo de mineração inovadora, no que respeita à preocupação com a exploração responsável e sustentável na Europa”.

Archer garantiu ao Dinheiro Vivo que “o nosso investimento poderá até potenciar o desenvolvimento de fábricas de construtoras europeias de veículos elétricos em Portugal” e admite que “Portugal pode estar na linha da frente da produção de lítio para a Europa”.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.