Em nome da inclusão: Dicionário de Cambridge atualiza as definições de ‘mulher’ e ‘homem’

A edição online do dicionário adicionou recentemente uma definição adicional para a palavra que agora também inclui as pessoas transgénero.

Pedro Gonçalves
Dezembro 13, 2022
18:31

O Dicionário de Cambridge, publicado pela editora oficial da famosa universidade inglesa, atualizou as suas definições da palavra ‘mulher’ e ‘homem’, que passa agora a ter um significado mais inclusivo, para qualquer pessoa que “se identifique com o género feminino” ou que “se identifique com o género masculino”, respetivamente, independentemente do sexo com que nasceu.

A edição online do dicionário adicionou recentemente uma definição adicional para a palavra ‘mulher’ e ‘homem’, que agora também inclui as pessoas transgénero.

Entre as definições apresentadas para ‘mulher’ estão agora “um ser humano adulto feminino”, “um adulto que vive e se identifica como do género feminino ainda que tenha tido um sexo diferente atribuído aquando do nascimento”.

São ainda apresentados exemplos na definição revista do termo ‘mulher’: “Ela foi a primeira mulher transsexual a ser eleita para um cargo nacional” e “A Maria é uma mulher a quem foi atribuído o sexo masculino no nascimento”.

Já para ‘homem’, o dicionário define como “um ser humano masculino adulto”, ” um adulto que vive e se identifica como do género masculino ainda que tenha tido um sexo diferente atribuído aquando do nascimento”. São ainda apresentados exemplos: “O Mark é um homem transsexual” ou “O médico encorajou-o a viver como homem ainda antes de fazer a cirurgia de transição”.

As mudanças surgem depois dos editores do famoso dicionário terem estudado os padrões de como a palavra ‘mulher’ estava a ser atualizada entre a sociedade, e concluiu que é esta nova definição que quem aprende inglês “deve saber”.

O Dicionário de Cambridge não é, no entanto, o primeiro a tomar o passo. Em julho, a editora Merriam-Webster já tinha adicionado uma definição de “feminino”, que estabelece “ter uma identidade de género que é oposta ao masculino”.

“São muito boas notícias, tem havido muita desinformação e disparates escritos sobre as definições de ‘homem’ e ‘mulher’ atualmente, mas estas definições são claras, concisas e corretas. Toda a equipa está de parabéns”, comenta a Dr.ª Jane Hamlin, presidente da Beaumont Society, uma associação que apoia pessoas transgénero e não binárias, ao Telegraph.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.