Eleições presidenciais: Cotrim e Catarina Martins ‘medem forças’ em debate esta noite

Desde o início do ciclo, os debates têm funcionado como principal espaço de escrutínio público, com confrontos diretos entre os oito candidatos à Presidência da República

Francisco Laranjeira
Dezembro 4, 2025
7:00

A TVI vai transmitir esta noite, a partir das 21 horas, o debate entre a bloquista Catarina Martins e o liberal João Cotrim de Figueiredo.

Desde o início do ciclo, os debates têm funcionado como principal espaço de escrutínio público, com confrontos diretos entre os oito candidatos à Presidência da República. Ao todo, estão agendados 28 debates até 22 de dezembro, transmitidos pelos três canais generalistas, TVI, SIC e RTP, oferecendo aos eleitores oportunidades regulares de comparar estilos, propostas e estratégias políticas.

Ciclo de debates até 22 de dezembro

A agenda dos próximos debates presidenciais mantém um ritmo intenso, com confrontos programados praticamente todos os dias úteis, e fins de semana incluídos, oferecendo aos eleitores múltiplas oportunidades de avaliação:

6 de dezembro, sábado, SIC – António José Seguro vs. Catarina Martins

7 de dezembro, domingo, TVI – João Cotrim de Figueiredo vs. Luís Marques Mendes

8 de dezembro, segunda-feira, RTP – António Filipe vs. Jorge Pinto

9 de dezembro, terça-feira, SIC – Henrique Gouveia e Melo vs. António José Seguro

10 de dezembro, quarta-feira, RTP – Catarina Martins vs. António Filipe

11 de dezembro, quinta-feira, SIC – André Ventura vs. Jorge Pinto

12 de dezembro, sexta-feira, RTP – Luís Marques Mendes vs. Catarina Martins

13 de dezembro, sábado, RTP – André Ventura vs. António Filipe

15 de dezembro, segunda-feira, RTP – Henrique Gouveia e Melo vs. André Ventura

19 de dezembro, sexta-feira, SIC – João Cotrim de Figueiredo vs. André Ventura

20 de dezembro, sábado, TVI – António José Seguro vs. António Filipe

21 de dezembro, domingo, RTP – Catarina Martins vs. Jorge Pinto

22 de dezembro, segunda-feira, TVI – Henrique Gouveia e Melo vs. Luís Marques Mendes

Oito milhões de pessoas acompanharam debates: Ventura ‘domina’

Os primeiros onze debates televisivos das eleições presidenciais, transmitidos entre 17 de novembro e 1 de dezembro, foram vistos integralmente por oito milhões de pessoas. Segundo o jornal ‘Público’, André Ventura concentra as maiores audiências: os debates com António José Seguro e Luís Marques Mendes ultrapassaram um milhão de espectadores, enquanto o confronto com Catarina Martins reuniu 864 mil. Luís Marques Mendes surge como o segundo candidato mais seguido.

O debate inaugural — Ventura vs. Seguro — lidera as audiências, com 1,09 milhões de espectadores, sendo também o programa mais visto do dia. Logo atrás surge o duelo entre Ventura e Marques Mendes, seguido por 1,056 milhões. A média atual dos debates situa-se nos 727 mil espectadores, acima da registada em 2021, quando 21 debates atingiram uma média de cerca de 600 mil.

Os confrontos mais intensos têm atraído maior atenção. Os debates de Ventura com Seguro, Marques Mendes e Catarina Martins foram marcados por trocas de acusações e discussões centradas em temas como saúde, imigração e trabalho, relegando os poderes presidenciais para segundo plano.

Entre os restantes duelos, o mais visto foi o de Catarina Martins com Henrique Gouveia e Melo, que somou 819 mil espectadores. Já o confronto entre António Filipe e Marques Mendes registou 784 mil, evidenciando diferenças profundas em matérias como lei laboral, TAP ou guerra na Ucrânia. O debate entre Gouveia e Melo e Jorge Pinto foi seguido por 700 mil pessoas, num tom mais cordial.

Os números descem nos debates seguintes: Cotrim Figueiredo vs. Gouveia e Melo (627 mil) e Cotrim vs. António Filipe (621 mil). Os três confrontos envolvendo Jorge Pinto registaram entre 475 mil e 483 mil espectadores, com debates marcados por tensões políticas, acusações pessoais e visões distintas sobre o papel presidencial.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.