A EDP anunciou o apoio a nove projetos de acesso à energia em cinco países, no âmbito da 7ª edição do Fundo A2E, que conta com um financiamento total de um milhão de euros.
Entre as iniciativas destaca-se, pela primeira vez, um projeto no Brasil, onde o Instituto Puxirum implementará um sistema de bombagem solar para garantir água potável contínua à comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, em Manaus.
Os projetos selecionados cobrem áreas como energia, saúde, educação e acesso à água potável, recorrendo a soluções solares descentralizadas e sistemas de armazenamento de energia. A iniciativa irá beneficiar diretamente mais de 330 mil pessoas e indiretamente cerca de 840 mil.
Em Moçambique, a ADPM vai reforçar a capacidade do Centro de Saúde de Monapo, instalando sistemas fotovoltaicos, de purificação de água e internet para consultas à distância. No Quénia, o Aga Khan Hospital Mombasa e o Hospital de Chulaimbo receberão sistemas solares para garantir eletricidade contínua e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. No Maláui, o Hospital Comunitário da Área 25 e o Hospital e Escola de Enfermagem de Trinity terão a sua autonomia energética ampliada, garantindo eletricidade para serviços de saúde e ensino. Na Nigéria, o projeto Power2Schools levará energia solar a 10 escolas secundárias, enquanto a Save the Slum Initiative solarizará 50 pontos de água para escolas, centros de saúde e comunidades.
“A transição energética justa é uma causa global e uma das principais prioridades da EDP. Com o Fundo A2E, reforçamos o compromisso de reduzir a pobreza energética, que ainda afeta cerca de 660 milhões de pessoas em todo o mundo. Já levámos energia limpa a comunidades em oito países, melhorando as condições de vida de mais de 9 milhões de pessoas, e pretendemos continuar a ampliar este impacto, garantindo que ninguém fica para trás na transição para um futuro mais sustentável e inclusivo”, sublinha Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP.
Desde 2018, o Fundo A2E já apoiou 56 projetos em oito países, beneficiando direta ou indiretamente milhões de pessoas. A iniciativa integra a estratégia global EDP Y.E.S. – You Empower Society, focada na inclusão social, sustentabilidade ambiental e acesso equitativo à energia limpa.













