Em pouco mais de 24 horas, ocorreram três ataques de tubarão em praias de Sydney, na Austrália, nenhum deles fatal, sendo que dois deles foram contra crianças, de acordo com informações das autoridades – no ano passado, a Austrália registou pelo menos uma dúzia de incidentes semelhantes.
Os três ataques, contra um homem e duas crianças de 11 e 12 anos, ocorreram em praias de Sydney, uma das cidades mais conhecidas da Austrália: as fortes chuvas do fim de semana podem ter favorecido a presença de tubarões na área devido à mistura de água doce e salgada, disseram os especialistas.
Segundo um banco de dados nacional de incidentes, entre 1791 e 2025 foram registados mais de 1.280 ataques de tubarão na Austrália, aproximadamente 260 deles fatais.
O primeiro incidente ocorreu na tarde de domingo em Shark Beach, na zona leste de Sydney: um tubarão-touro, segundo as autoridades, atacou um menino de 12 anos que permanece hospitalizado em estado crítico.
O incidente ocorreu quando o menor estava com um grupo de amigos a saltar de uma saliência rochosa de cerca de 6 metros de altura para a água. A rápida reação dos seus amigos, que saltaram para a água para ajudá-lo antes da chegada das equipas de resgate, foi fundamental para salvar a sua vida, segundo a polícia, que o retirou da água e aplicou torniquetes em ambas as pernas.
A criança foi transferida para o Hospital Infantil de Sydney, onde permanece na unidade de terapia intensiva com ferimentos graves nos membros inferiores.
O tubarão-touro, que pode medir mais de três metros, é o protagonista de muitos dos encontros entre tubarões e humanos na popular costa leste da Austrália e é conhecido pelo seu tamanho, força e capacidade de habitar tanto águas salgadas quanto doces, o que lhe permite aventurar-se em estuários e áreas costeiras com grande movimentação de banhistas e pescadores.
Outra criança escapa ilesa
Além disso, um menino de 11 anos escapou ileso depois de um tubarão ter mordido a sua prancha de surf na praia de Dee Why (norte de Sydney), no segundo incidente envolvendo esses animais desde domingo.
O incidente ocorreu pouco antes do meio-dia, quando o menino estava a surfar e o animal arrancou um pedaço da prancha sem lhe causar ferimentos. O serviço de resgate marítimo do estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney, informou que a criança saiu da água sozinha e que a intervenção dos serviços de ambulância não foi necessária.
Como medida preventiva, drones, jet skis e patrulhas marítimas foram mobilizados para localizar o tubarão, e a praia foi interditada ao público por pelo menos 24 horas.
Um episódio “sério”
Um homem ficou gravemente ferido após ser atacado por um tubarão na praia de North Steyne, também na segunda-feira, em Sydney, de acordo com os serviços de emergência.
Este terceiro incidente ocorreu na zona norte da cidade, pouco depois das 18h, horário local (19h GMT). As equipas de resgate foram acionadas para socorrer o homem ferido, na casa dos 20 anos, que recebeu atendimento médico antes de ser transferido em estado crítico para o Royal North Shore Hospital. O incidente foi descrito como “grave” pelo Serviço de Resgate Marítimo.














