Dstgroup junta-se à Universidade Católica Portuguesa e volta a lançar Ciclo de Estudos em Filosofia para os colaboradores

O dstgroup lançou o terceiro ciclo, de mais três anos de Estudos em Filosofia, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Braga.

Filipe Gil
Outubro 21, 2025
14:41

O curso de filosofia exclusivo para mais de 600 colaboradores do dstgroup pretende estimular o espírito crítico e apostar na liberdade dos trabalhadores. O ciclo inclui disciplinas como lógica, estética, filosofia da religião, pensamento contemporâneo, antropologia, metafísica, política, economia e arte, entre outras, promovendo uma visão plural sobre o ser humano, a sociedade e o papel da ética no mundo actual.

«Precisamos de entender a realidade antes que seja realidade, precisamos de produzir o futuro da realidade. Uma realidade que seja produto da virtude e de uma vida boa. A filosofia é a ferramenta que melhor nos serve para ver o que ainda não está à vista e pode salvar o corpo e a alma de quem o habita. Há, em nós, uma enorme esperança de que o mundo melhore a partir de um sentido crítico universalizado. A filosofia é o caminho mais curto para este futuro breve», assegura José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup.

A coordenação científica está a cargo do professor Carlos Morais, contando ainda com o envolvimento do professor Bruno Nobre, director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UCP.

«O programa ‘Controvérsias Filosóficas Fundamentais’ procura explorar alguns dos grandes debates protagonizados por grandes filósofos contemporâneos ou clássicos. Algumas das problemáticas atravessam a história da filosofia e são, de algum modo, intemporais, é o caso do problema do mal, outras são específicas do tempo que nos é dado viver – por exemplo a relação, frequentemente problemática, entre os media e a democracia. Os formandos terão a possibilidade de pensar, com profundidade e espírito crítico, temas que afetam a nossa vida concreta, em diálogo com alguns dos mais importantes filósofos de todos os tempos», esclarece Bruno Nobre, director da FFCS.

Para além da Filosofia, o grupo tem vindo a promover programas formativos diferenciadores nas áreas da neurociência, dos primeiros socorros na doença mental, arte, teatro e culinária criativa, envolvendo já centenas de trabalhadores.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.