O gigante da defesa Czechoslovak Group (CSG) vai estrear-se na bolsa de valores esta sexta-feira, numa operação que será a maior cotação inicial (IPO) de sempre no setor da defesa. A oferta pública inicial prevê a venda de 15,2% do capital, ao preço de 25 euros por ação, com objetivo de captar 3,8 mil milhões de euros em receitas brutas, segundo dados do prospeto a que a Reuters teve acesso.
O IPO irá avaliar a empresa em 25 mil milhões de euros, tornando-a num dos grupos mais valiosos do setor a nível global. Do total de receitas previstas, cerca de 3 mil milhões de euros líquidos irão reverter para o proprietário da empresa, Michal Strnad, de 33 anos, reforçando a posição financeira e estratégica do grupo.
O CFO da CSG, Zdenek Jurak, destacou que esta operação permitirá ao grupo “aumentar a visibilidade junto de investidores internacionais, impulsionar o reconhecimento e a credibilidade da marca, bem como ganhar maior flexibilidade financeira através de um acesso mais alargado a capital”.
A CSG, com sede em Praga, tem-se afirmado como um dos fornecedores mais importantes de munições e equipamento militar para a Ucrânia. A empresa produz munições, equipamento pesado para transporte terrestre e radares, e é reconhecida como uma das que mais cresce no setor de defesa a nível mundial.
A cotação na bolsa de Amesterdão surge num momento de forte valorização das ações de defesa na Europa. Os investidores têm procurado empresas do setor após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 e face ao aumento das tensões geopolíticas globais, que mantêm elevado o interesse por ativos estratégicos ligados à defesa.
Perspetivas de crescimento e análise do setor
O aumento global dos gastos com defesa deverá continuar a sustentar o setor nos próximos anos. Em declarações à Reuters, Afonso Osorio, analista do Barclays, sublinhou: “Os anos de subinvestimento na Europa ficaram para trás, e a recente escalada entre os Aliados [em relação à Gronelândia] deve ser vista apenas como um lembrete de que a Europa terá de continuar a investir significativamente.”
A operação da CSG é vista como um marco histórico no setor, não só pelo valor da empresa e da oferta, mas também pelo simbolismo de um grupo de defesa de rápido crescimento a captar capital de forma massiva no mercado europeu.
A estreia na bolsa de Amesterdão está marcada para esta sexta-feira, sendo esperada uma forte procura pelas ações, impulsionada tanto pelo prestígio internacional do grupo como pelo contexto geopolítico atual, que mantém elevada a atenção de investidores estratégicos.














