Criador do ChatGPT lança plataforma onde pode trocar dados biométricos por criptomoedas. Já o pode fazer em 5 lugares em Portugal

O CEO da OpenAI, Sam Altman, acaba de lançar o Worldcoin, um projeto para certificar a identidade humana no mundo digital em troca de criptomoedas. Este projeto está já presente em Portugal.

André Manuel Mendes
Julho 25, 2023
11:34

O CEO da OpenAI, Sam Altman, acaba de lançar o Worldcoin, um projeto para certificar a identidade humana no mundo digital em troca de criptomoedas. Este projeto está já presente em Portugal.

A iniciativa do criador do ChatGPT tem como principal oferta o World ID, que a empresa descreve como um “passaporte digital” para provar que o seu titular é um humano real, e não um bot de IA.

A verificação de que se é um ser humano é feita através do que a empresa chama de ‘The Orb’, uma bola metálica do tamanho de uma bola que digitaliza a íris da pessoa em questão. Em troca, os utilizadores recebem criptomoedas Worldcoin. Os criadores garantem que fornecer o nome, e-mail ou número de telefone é opcional.

Em Portugal, já há 5 localizações onde é possível facultar os seus dados biométricos à Orb, na região de Lisboa no Alegro Sintra, Gare do Oriente, Almada Fórum e Ubbo, e na região do Porto no Parque Nascente.

“Já pode fazer o download da World App. Depois de visitar uma Orb, um dispositivo de verificação biométrica, receberá um World ID. Isto permite que prove que é uma pessoa real e única online, enquanto permanece completamente privado. Como a distribuição global de Orbs está a aumentar, pode encontrar o mais próximo e reservar um horário para ser verificado com o World App e em worldcoin.org”, escrevem os fundadores na plataforma.

O projeto tem 2 milhões de utilizadores na sua versão beta e, com o lançamento esta segunda-feira, a Worldcoin está a expandir as suas operações “orbitais” para 35 cidades em 20 países.

Por forma a atrair mais utilizadores para a plataforma, aqueles que se inscreverem em determinados países receberão o token de criptomoeda WLD da Worldcoin.

O projeto diz que os World IDs serão necessários na era dos chatbots de IA generativa, como o ChatGPT, que produz uma linguagem notavelmente semelhante à humana. Os IDs mundiais podem ser utilizados ​​para diferenciar entre pessoas reais e bots de IA online.

“A Worldcoin é uma tentativa de alinhamento à escala global, a jornada será desafiadora e o resultado é incerto. Mas encontrar novas maneiras de partilhar a futura prosperidade tecnológica é um desafio crítico do nosso tempo”, escrevem Alex Blania e Sam Altman.

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.