No último fim de semana de eleições municipais no Brasil, em que se registaram 35 graus, as praias do Rio de Janeiro encheram-se de gente em plena pandemia, com a maioria das pessoas sem máscara nem qualquer tipo de distância social garantida, avança a imprensa brasileira.
Um jornal local refere que em Maricá, um município da Região Metropolitana, no Estado do Rio de Janeiro, as praias da Ponta Negra, Barra de Maricá e Itaipuaçu estavam lotadas de residentes e visitantes que, com o calor que se fez sentir e «sem restrições de acesso às praias, encheram a costa da cidade».
Segundo a mesma publicação, ainda que a costa fosse relativamente extensa com cerca de 46 quilómetros, «a maioria dos banhistas formou aglomerações desnecessárias», o que contribui para aumentar o risco de transmissão da Covid-19, numa altura em que o país ainda não está livre da doença, nem tem uma vacina aprovada.
A apresentadora brasileira, Fátima Bernardes, denunciou a situação através da sua conta de Instagram, na qual admitiu que foi votar «numa escola muito vazia», que contrastava com «as praias cheias» do Rio de janeiro, num dia «de muito sol».
Ver esta publicação no Instagram
«Nas secções eleitorais desta escola, álcool em gel, distanciamento e máscara. Já nas praias, nenhuma proteção. Precisamos de cuidar de nós, do outro, do lugar em que vivemos. E votar faz parte desse cuidado», afirmou a apresentadora, fazendo um apelo à proteção e ao voto em simultâneo.
O Brasil regista atualmente 6.314.740 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, bem como 172.833 vítimas mortais, sendo o terceiro país do mundo mais afetado em número de infeções e o segundo em número de mortes.









