Comissão Europeia acredita que Nord Stream 1 não vai voltar a funcionar. “Estamos a trabalhar no pressuposto de que não volta a funcionar”

A Comissão Europeia disse esta terça-feira que não espera que o gasoduto Nord Stream 1 seja reiniciado na quinta-feira, após a manutenção de 10 dias.

Mariana da Silva Godinho
Julho 19, 2022
11:41

A Comissão Europeia disse esta terça-feira que não espera que o gasoduto Nord Stream 1 seja reiniciado na quinta-feira, após a manutenção de 10 dias.

A informação é avançada pelo ‘The Wall Street Journal’, que cita o Comissário Europeu do Orçamento Johannes Hahn quando disse aos jornalistas que estão “a trabalhar no pressuposto de que não volta a funcionar”.

Estes comentários acontecem um dia depois de a empresa russa Gazprom ter dito a clientes na Europa que não pode garantir o fornecimento de gás devido a circunstâncias “extraordinárias”.

As informações, a que a ‘Reuters’ teve acesso através de uma carta, dão conta de uma situação de “motivos de força maior” relacionada com os abastecimentos contratualizados de gás natural, o que volta a inquietar as divergências entre o Ocidente e a Rússia, depois de o último ter decidido invadir a Ucrânia.

Em causa, nesta cláusula contratual está a proteção da empresa estatal russa, permitindo que não tenha de pagar quaisquer indeminizações pelo incumprimento dos abastecimentos, onde alegou ainda problemas que estão fora do seu controlo.

Pedindo para não ser identificada tendo em conta a sensibilidade do assunto, uma fonte explicou à agência de notícias que a carta se referia ao abastecimento através do gasoduto Nord Stream 1, que representa uma rota importante para o fornecimento de gás à Alemanha e outros países europeus.

Uma das empresas que disse ter recebido a carta foi a Uniper, maior importadora de gás russo, que explicou ter rejeitado formalmente a alegação dizendo que é injustificada.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.