A Câmara de Santa Cruz da Graciosa está a “preparar a ativação do Plano Municipal de Emergência”, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle pelos Açores, e reuniu hoje a Proteção Civil para analisar a situação meteorológica. Pode ver as imagens captadas no espaço do ciclone:
Category 4 hurricane Gabrielle seen from the ISS
Captured by astronaut Jonny Kim pic.twitter.com/0osSApmGmu
— Latest in space (@latestinspace) September 24, 2025
Lightning flashes around the strong eye of a category 4 Hurricane Gabrielle. pic.twitter.com/8UfOOFLAtq
— CIRA (@CIRA_CSU) September 22, 2025
🌀 El huracán Gabrielle sigue desplazándose hacia las islas Azores, para posteriormente perder sus características tropicales.
➡️ El fin de semana, ya convertido en borrasca, podría provocar mal estado de la mar, viento intenso y lluvias en el oeste peninsular. pic.twitter.com/ErxtOZMWf9
— AEMET (@AEMET_Esp) September 24, 2025
Citado num comunicado da única autarquia da ilha Graciosa, no grupo Central dos Açores, durante a reunião da comissão municipal da Proteção Civil o presidente da Câmara, António Reis, referiu que “é fundamental garantir uma resposta coordenada e eficaz perante a passagem do ciclone Gabrielle, assegurando a segurança da população e a prontidão dos meios de socorro”.
Na reunião, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) apresentou “uma atualização detalhada sobre a evolução do fenómeno meteorológico”, de acordo com a nota.
Estiveram presentes no encontro representantes da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, juntas de freguesia, bombeiros voluntários, PSP, GNR, Polícia Marítima, capitania da Graciosa, Unidade de Saúde de Ilha, delegação de saúde, Instituto de Segurança Social dos Açores, Direção Regional da Habitação, serviço florestal, serviço de ambiente e delegação de ilha da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
De acordo com o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os primeiros efeitos do ciclone tropical Gabrielle devem começar a sentir-se no arquipélago a partir do final do dia de quinta-feira, sendo esperado que atinja a região com força de furacão de categoria 1.
O IPMA indicou hoje que, às 09:00 locais (10:00 em Lisboa), o ciclone tropical Gabrielle localizava-se a aproximadamente 2.190 quilómetros a oeste (W) do grupo Ocidental dos Açores, deslocando-se para és-nordeste a uma velocidade de 41 quilómetros por hora.
Segundo a meteorologista Rita Mota, da delegação dos Açores do IPMA, “neste momento, o ciclone Gabrielle é classificado como um furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson” (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave).
O IPMA adiantou ainda que se mantém a previsão de que “o centro do ciclone deverá passar entre os grupos Ocidental e Central, mais próximo das ilhas do grupo Central”.
Assim, e tendo em conta a informação meteorológica disponível, são esperadas condições meteorológicas adversas em especial nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), acrescentou o IPMA.
As ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores vão estar sob aviso vermelho devido a precipitação forte, agitação marítima e vento, em vigor a partir da noite de quinta-feira.
Nas ilhas Flores e Corvo, o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 21:00 de quinta-feira (22:00 de Lisboa) e as 06:00 de sexta-feira.
O IPMA emitiu ainda um aviso vermelho para agitação marítima, para o período entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira, com ondas de sudoeste, passando a norte, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros.
Quanto ao aviso vermelho relativo ao vento para estas duas ilhas, vigora das 00:00 às 06:00 de sexta-feira, soprando este de leste, rodando para norte.
Nas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa, que constituem o grupo Central, há um aviso vermelho para vento (com direção de sul, rodando para noroeste) que vigora das 00:00 às 09:00 de sexta-feira.
O IPMA emitiu também para o mesmo grupo um aviso vermelho, válido entre 03:00 e as 12:00 de sexta-feira, relativo à agitação marítima, com ondas de sudoeste, passando a noroeste, podendo a onda máxima atingir os 14 a 18 metros.














