Começa hoje um dos maiores eventos tecnológicos mundiais que serve de palco para os gigantes hi-tech revelarem as suas novidades e ditarem as tendências para a electrónica de consumo. Este ano as palavras-chave são 8k, inteligência artificial, tecnologia wearable, e robótica.
Deixamos-lhes aqui algumas das novidades que serão apresentadas em Las Vegas, local onde se realiza anualmente o CES.
A marca de chuveiros Kohler está a atrair as atenções com a apresentação do Moxie. Um chuveiro que integra uma coluna e um microfone e que é compatível com a assistente digital da Amazon, Alexa. Quanto a câmaras, não há motivo para preocupações, uma vez que o Moxie não integra nenhuma para garantir privacidade absoluta.
Do WC passamos para a cozinha para lhe darmos a conhecer a PantryON. Este é um sistema de prateleiras inteligente que monitoriza os alimentos e automatiza a lista de compras para que nunca falte nada em casa.
Para a sala, as novidades ficam a cargo da Samsung com os seus novos modelos de televisores MicroLED e QLED 8K. Este último combina qualidade 8k, áudio surround e “ecrã infinito” num design ultrafino para proporcionar uma experiência de visualização totalmente imersiva. Por sua vez, o modelo MicroLED desafia os consumidores a personalizarem o seu televisor, ao permitir que sejam conectados vários painéis MicroLED, adaptando o televisor a qualquer espaço disponível.
Já na área da robótica destaque para o robô Bocco da Yukai, concebido especialmente para famílias com crianças pequenas. O Bocco permite que as crianças enviem e recebam mensagens de voz de e para os seus pais, além de que pode ser combinado com sensores adicionais para avisar quando um elemento da família chega a casa e se a porta da rua foi fechada corretamente.
Uma das novidades da gigante sul-coreana LG é para a área automóvel. O webOS Auto é um sistema operativo especialmente concebidos para carros com Internet integrada, baseado no sistema inteligente dos televisores da marca. Com este produto a LG preparar-se para enfrentar a concorrência do Apple Carplay e Android Auto. Também a Bosch está a apresentar um novo ecrã 3D para carros que não exige que o condutor use óculos especiais. A marca afirma que o cérebro dos condutores reage mais rapidamente aos alertas, além de que este ecrã é capaz de exibir os mapas de navegação por satélite com maior clareza.
O mercado de tecnologia wearable também vai registar várias novidades ao longo de 2020. Para já, a marca Human Capable apresenta no CES os seus óculos Norm. Estes ligam o utilizador ao mundo digital, gravam e reproduzem vídeos, além de que têm um look um pouco mais fashion do que os Google Glass. Ainda na tecnologia wearable, outra das novidades serão os sapatos Wahu que mudam a forma das solas para se adaptarem ao ambiente e fornecer uma aderência e amortecimento extras.
Estas são apenas algumas das novidades que vão ser apresentadas até ao próximo dia 10 de Janeiro, último dia deste evento. Destaque ainda para o discurso de Ivanka Trump que acontece hoje às 14 horas locais (20h de Portugal) e que já fez circular muitas notícias e polémica.














