Os gestores portugueses estão confiantes mas cautelosos em relação aos próximos anos. Segundo o “Global CEO Outlook” da KPMG, apontam para aumentos das receitas abaixo dos 2%, apesar de encararem com optimismo a evolução da economia: 92% dos CEOs inquiridos mostram-se optimistas face ao crescimento da economia global, o que contrasta com apenas 78% dos seus congéneres mundiais. Olhando somente para a economia de Portugal, a onda de confiança diminui (60%).
Em Portugal, 64% dos CEOs espera um crescimento conservador, mais do que os 55% a nível mundial. Segundo a KPMG, o optimismo dos gestores é atenuado por incertezas face a ameaças como terrorismo, alterações climáticas e ambientais, ciberataques e riscos de tecnologias emergentes/disruptivas.
Sobre a questão da cibersegurança em concreto, 49% dos inquiridos a nível global indica que ser vítima de um ataque informático é uma inevitabilidade, cenário apontada por somente 28% dos portugueses. A reduzida preocupação com um potencial ataque poderá estar na origem do número também reduzido de CEOs que se consideram preparados para um problema deste tipo: apenas 32% versus 51% a nível mundial.
A inovação digital, por seu turno, não passa despercebida, com 68% dos inquiridos em Portugal a pretender criar programas de aceleração ou incubadoras para startups. Este valor situa-se acima da média global de 53%. Quanto à Inteligência Artificial, 84% acredita que esta tecnologia criará mais empregos do que aqueles que destruirá, visão partilhada por 62% dos líderes globais.














