Casa Branca usa o jogo Pokémon para ‘celebrar’ ataques a imigrantes ilegais: veja o vídeo

Vídeo, que dura cerca de 59 segundos, inclui na sua caixa de texto a frase “ Gotta catch ‘em all”, o famoso slogan da franquia Pokémon

Francisco Laranjeira
Setembro 23, 2025
18:22

As formas como o presidente dos EUA, Donald Trump, comunica com o resto do mundo são invulgares. A sua última mensagem, publicada na plataforma ‘TikTok’ é mais um exemplo. Num vídeo publicado na conta oficial da Casa Branca, vê-se o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) a deter imigrantes alegadamente em situação ilegal, mas com um tom diferente: tanto os agentes como os detidos são personagens da série japonesa Pokémon.

O vídeo, que dura cerca de 59 segundos, inclui na sua caixa de texto a frase “ Gotta catch ‘em all”, o famoso slogan da franquia Pokémon — que se refere ao objetivo de capturar todos os Pokémon dos jogos e da série de televisão — seguida de créditos audiovisuais para “DHS”, a sigla em inglês para o Departamento de Segurança Interna dos EUA .

Explosões à porta de casa, agentes do ICE com uniforme militar e reclusos com as mãos algemadas atrás das costas. As cenas são intercaladas com imagens da série. Quando um imigrante é detido, a imagem muda para uma ilustrando , Pokébola a sua prisão (ou “captura”). No final, o vídeo termina com uma série de cartas incluindo o nome, a origem, a data da detenção e o motivo da mesma, à semelhança das cartas colecionáveis ​​do jogo da franquia japonesa. Tudo acompanhado pela banda sonora original da série.

Desde que regressou à Casa Branca, Donald Trump tem vindo a reforçar as políticas de imigração do país, tornando-as um foco central da sua administração. As deportações em massa, o envio de tropas para grandes cidades como Washington e Los Angeles e as invasões do ICE que resultaram em detenções violentas são alguns exemplos do rumo que a ideologia republicana está a tomar.

No início do seu segundo mandato, em março deste ano, Trump deportou quase 300 migrantes para a mega-prisão de El Salvador, incluindo Kilmar Abrego García, o salvadorenho para lá enviado por engano e que se tornou um símbolo das deportações injustas do governo republicano. Foi confirmado que o presidente dos EUA pagou 4,7 milhões de dólares ao Governo de Nayib Bukele por estas deportações.

Antes do verão, a campanha de Trump para combater o crime nas principais cidades do país expandiu-se com o envio de tropas da Guarda Nacional e agentes do ICE para Los Angeles. Estas manobras foram seguidas pela chegada dessas autoridades a Memphis e Washington.

@whitehouse

Gotta catch ‘em all 🎥: DHS

♬ original sound – The White House

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.