A CaetanoBus anunciou, esta terça-feira, que vai desenvolver um autocarro elétrico de longo curso, no âmbito da “parceria estratégica com a unidade de R&D da finlandesa Scania”. “Esta colaboração combina o vasto ‘know how’ da CaetanoBus no design e fabrico de soluções de mobilidade elétrica com a tecnologia de chassis de referência mundial da Scania, resultando num veículo que estabelece novos padrões na indústria”, salientou, em comunicado, a empresa portuguesa.
O novo Caetano e.Levante, com chassis Scania, para 57 passageiros terá autonomia “até 600 km”, suportando carregamentos rápidos “até 325 kW”, com a propulsão assegurada “por um motor elétrico de 330 kW acoplado a uma caixa de quatro velocidades” – vai ainda ter uma “capacidade de bagagem praticamente equivalente à dos autocarros diesel”, indicou a CaetanoBus.
“Esta parceria com a Scania reforça a nossa visão de sermos pioneiros na mobilidade zero emissões e consolida a visão e a estratégia de longo prazo da CaetanoBus com papel ativo na descarbonização dos transportes de passageiros na Europa”, defendeu Nuno Lago de Carvalho, CCO e administrador da CaetanoBus. “A introdução do Caetano e.Levante representa um marco importante para a empresa, expandindo o nosso portefólio para além dos autocarros urbanos elétricos a bateria e a hidrogénio, entrando agora no segmento interurbano e de longo curso.”













