O BYD Group viu a sua submarca desportiva e de luxo YANGWANG ser reconhecida pelo recorde de velocidade alcançado pelo hipercarro elétrico YANGWANG U9 Xtreme, tendo vencido o TopGear.com “Moment Of The Year 2026”. O superdesportivo elétrico alto representante do BYD Group tornou-se o modelo de produção mais rápido do mundo ao atingir 496,22 km/h na pista de testes ATP Papenburg, na Alemanha, em setembro. A TopGear.com refere que este feito pode ser “apenas o começo”!
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, afirmou: “Estamos profundamente honrados por vermos o recorde mundial do U9 Xtreme receber o prémio TopGear.com ‘Moment Of The Year 2026’. Esta conquista reflete a tecnologia única e a excelência em engenharia por trás do YANGWANG. O U9 Xtreme demonstra como a BYD, uma verdadeira empresa de tecnologia, continua a ultrapassar os limites e a demonstrar o que o desempenho elétrico pode oferecer. Cada avanço é o resultado da busca incansável pela perfeição por parte dos nossos mais de 120.000 engenheiros de I&D da BYD. Continuaremos a criar tecnologias que redefinem o que é possível na era dos veículos elétricos.”
Jack Rix, Diretor da TopGear, afirmou: “O U9 Xtreme faz com que todos os automóveis com motor de combustão pareçam um pouco… fracos. O modelo surpreendeu na Alemanha, atingindo 308 mph (496,22 km/h), chocando o mundo dos automóveis. Sentimos que vencer a Bugatti no seu próprio jogo é apenas o começo.”
O YANGWANG U9 Xtreme é uma montra da tecnologia de alta performance da YANGWANG, a submarca desportiva e de luxo da BYD. Desenvolvido a partir do modelo U9 já estabelecido, beneficia de um ajuste de precisão e de uma revisão abrangente do seu sistema de transmissão elétrico e chassis. Entre os elementos-chave estão um aumento da tensão elétrica da plataforma de 800 V para 1.200 V, quatro motores elétricos, cada um apto para 30.000 rpm, e uma Blade Battery de fosfato de iões de lítio com uma taxa de descarga excecional de 30C.
Os elementos de engenharia e tecnologia combinam-se para proporcionar mais de 3.000 cv e uma relação potência/peso de 1.217 cv por tonelada – outro recorde mundial.
Para bater o recorde de velocidade, o YANGWANG U9 Xtreme teve a suspensão DiSus-X ajustada para suportar melhor as tensões excecionais da condução em pista e foi equipado com pneus semi-slick. Ao volante esteve Marc Basseng, um dos pilotos mais experientes do mundo, com habilidades aperfeiçoadas ao longo de muitos anos em corridas de resistência e com carros desportivos.
Poucos dias antes desta conquista histórica, Basseng pilotou o U9 Xtreme e estabeleceu um novo recorde para veículos elétricos: 472,41 km/h. Durante o intenso programa de desenvolvimento do hipercarro, o piloto completou uma volta na lendária e exigente pista de Nürburgring Nordschliefe (Alemanha) em 6 minutos e 59,157 segundos – reduzindo em mais de cinco segundos o tempo recorde anterior na categoria “Electric Super Sports Cars” e tornando-se o primeiro carro deste tipo a baixar a barreira dos sete minutos.
O YANGWANG U9 Xtreme terá uma produção limitada a apenas 30 exemplares que estarão disponíveis para clientes de todo o mundo.


















