Bruxelas vai investigar venda da AirEuropa à Iberia. UE teme “monopólio” no mercado espanhol

“Examinaremos cuidadosamente se a transação proposta afetará negativamente a concorrência em rotas domésticas, de curta distância e de longa distância de e para a Espanha”, explicou a vice-presidente da Comissão para a pasta da Concorrência.

Fábio Carvalho da Silva
Junho 30, 2021
14:00

Bruxelas quer investigar “cuidadosamente” a compra da Air Europa pela Iberia, para garantir que não haverá uma situação de monopólio no mercado da aviação espanhol, anunciou hoje a Comissão Europeia.

“Examinaremos cuidadosamente se a transação proposta afetará negativamente a concorrência em rotas domésticas, de curta distância e de longa distância de e para a Espanha, o que poderia levar a preços mais altos e a uma diminuição da qualidade das viagens”, explicou a vice-presidente da Comissão para a pasta da Concorrência , Margrethe Vestager, em comunicado.

A autoridade para a Concorrência observou que “embora a situação financeira de muitas companhias aéreas permaneça frágil”, há “indícios” de que “a procura por serviços de transporte aéreo está a recuperar da crise gerada pela covid-19”, por isso “é importante garantir que a recuperação do setor ocorra dentro de um ambiente competitivo, que preserve a liberdade de escolha do consumidor”, esclarece a nota de imprensa de Bruxelas.

A Comissão Europeia havia estabelecido um prazo para deliberar se autorizava ou não o negócio, o mesmo acabou ontem, pelo Bruxelas prorrogou-o até novembro.
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.