Os bancos centrais de Portugal e Espanha realizaram hoje, em Lisboa, uma reunião para reforçar as relações institucionais, onde abordaram temas como a estabilidade financeira, a conjuntura e a inteligência artificial.
Os dois bancos acordaram realizar encontros trimestrais para aprofundar a cooperação e promover a discussão.
“Realizou-se hoje, em Lisboa, uma reunião bilateral entre o Banco de Portugal e o Banco de España, com o objetivo de reforçar as relações institucionais e discutir temas de interesse comum”, anunciou o supervisor financeiro português, numa nota divulgada no seu ‘site’.
Neste encontro, foram abordados temas como as perspetivas económicas, a estabilidade financeira, a conjuntura e a inteligência artificial.
Em cima da mesa estiveram ainda os sistemas de pagamentos e informação estatística.
Do lado do Banco de Portugal (BdP), estiveram presentes o governador, Álvaro Santos Silva, os vice-governadores, Luís Máximo dos Santos e Clara Raposo, para além dos membros do Conselho de Administração Helena Adegas, Francisca Guedes de Oliveira e Luis Morais Sarmento, entre outros.
A delegação do Banco de España foi composta por governador, José Luis Ecrivá, pela vice-governadora, Soledad Núñez, e pelos diretores-gerais David López Salido (Economia), Daniel Pérez Cid (Estabilidade Financeira, Regulação e Resolução), Mayte Ledo (Estratégia, Pessoas e Dados) e Galo Nuño (Relações Institucionais, Europeias e Transparência).




