O Banco Português de Fomento (BPF) e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) lançaram esta quarta-feira o quarto aviso do IFIC — IFIC Deep Tech —, com uma dotação de 15 milhões de euros para apoiar empresas tecnológicas de base científica.
Inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta nova linha pretende reforçar os instrumentos disponíveis para startups em diferentes fases de desenvolvimento.
As empresas selecionadas poderão receber um investimento em capital até 750 mil euros, mediante a existência de um co-investidor privado que assegure pelo menos 30% do valor total. A avaliação e aprovação das candidaturas serão geridas pelo BPF, com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Além do financiamento, as startups terão acesso a um programa de aceleração dedicado, que está a ser planeado pela Startup Portugal, no âmbito da iniciativa “Tech Foundry Portugal – Deep Tech Edition”.
O novo aviso complementa os programas já geridos pela ANI, Portugal Ventures e Startup Portugal, que abrangem desde a ignição (Start From Knowledge), pre-seed e seed (Call Inov ID), até ao financiamento e aceleração internacional (vouchers Go to EIC Accelerator e Deeptech) e reforço para escalar negócios (Fundo Deep Tech).
A dotação inicial do IFIC é de 315 milhões de euros, dos quais 15 milhões de euros estão destinados ao IFIC Deep Tech, podendo abranger até 20 empresas, caso se aplique o valor máximo. O aviso agora lançado foi anunciado pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Linhas de apoio disponíveis
O IFIC disponibiliza vários instrumentos, incluindo subvenções não reembolsáveis:
- Linha Reindustrializar – Dotação de 150 milhões de euros para apoiar a produção de novos bens e serviços e a aplicação de conhecimento e I&D em contexto empresarial.
- Linha para a Economia de Defesa e Segurança – Dotação de 50 milhões de euros para reforçar a base industrial e tecnológica nacional de defesa e segurança, com foco em projetos de dupla utilização.
- Linha IA para PME – Dotação de 100 milhões de euros para promover a adoção de soluções de inteligência artificial por micro, pequenas e médias empresas.
No investimento em capital, destaca-se:
- Linha Deep Tech – Dotação de 15 milhões de euros para colmatar falhas no financiamento a empresas de base tecnológica avançada.
Em breve, será ainda lançada uma linha de garantia pública de médio e longo prazo, com uma dotação de 500 milhões de euros, destinada a financiar projetos com classificação de mérito no âmbito do PRR, através de garantias bancárias que poderão cobrir até 50% do investimento.
As candidaturas ao IFIC Deep Tech já estão abertas e podem ser submetidas online no site oficial.
















