A Ucrânia devolveu 22 crianças e adolescentes ucranianos de territórios ocupados pela Rússia às suas famílias, declarou Andriy Yermak, chefe de gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
“No âmbito da iniciativa ‘Tragam as Crianças de Volta para a Ucrânia’ do Presidente, 22 crianças e adolescentes ucranianos foram resgatados de territórios temporariamente ocupados” pela Rússia, afirmou Yermak na rede social Telegram.
Segundo Yermak, entre os menores devolvidos está um rapaz de 10 anos, “que foi forçado a estudar de acordo com o currículo russo e ameaçado de ser enviado para avaliação na Crimeia [península ucraniana ocupada] com um diagnóstico psiquiátrico fabricado”.
Um rapaz de 16 anos também foi devolvido juntamente com o seu irmão mais novo.
De acordo com Yermak, a sua família sofreu perseguições na aldeia por se recusar a solicitar um passaporte russo e a trabalhar na escola ocupada pela Rússia.
Uma rapariga de 14 anos, que “sofreu humilhações constantes por causa da sua origem ucraniana” na escola russa, também foi devolvida.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Os russos ocuparam áreas no leste da Ucrânia, nomeadamente na região do Donbass.














