A Angonabeiro, empresa do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, promoveu uma homenagem às mulheres da Associação das Mulheres Empreendedoras de Amboim (AMEA), responsáveis pela produção do Impossible Coffee Angola – Café Amboim: O café coragem das mulheres de Angola.
A cerimónia, que decorreu na fábrica de torrefação da Angonabeiro, em Cacuaco, Luanda, assinalou também a entrega simbólica de um cheque de 23 milhões de kwanzas (cerca de 21,6 mil euros) à associação.
O montante resulta das vendas do lote Café Amboim nas lojas Delta Coffee House Experience, lançado em março deste ano no âmbito do projeto Impossible Coffees, uma iniciativa que alia empreendedorismo e impacto social. Parte das receitas — 20% — é canalizada para a AMEA, reforçando a autonomia e sustentabilidade das produtoras.
Recorde-se que, em junho, já tinham sido entregues 15 milhões de kwanzas (cerca de 14,1 mil euros) à associação, agora reforçados com mais 8 milhões de kwanzas (cerca de 7,5 mil euros), perfazendo o total de 23 milhões de kwanzas. O apoio manter-se-á até dezembro de 2025, sendo aplicado de forma faseada em equipamentos e materiais de apoio à produção de café, com o objetivo de fortalecer a capacidade produtiva e o papel das mulheres na fileira cafeeira angolana.
Durante a cerimónia, que também celebrou o Mês Internacional do Café, Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, destacou a importância simbólica e histórica do projeto:
“Angola representa o elo entre o nosso passado, o presente e o futuro do Grupo Nabeiro. É também daqui que nasce um dos projectos mais inspiradores da nossa história recente: o Lote Amboim, o “café coragem” das mulheres de Angola. Um projecto que traduz, na prática, tudo aquilo em que acreditamos — cooperação, propósito e criação de valor partilhado. Doze mulheres corajosas que se uniram para preservar o Robusta Amboim, uma variedade centenária, tornaram-se exemplo de resiliência e visão”, afirmou Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
Com mais de 27 anos de presença em Angola, o Grupo Nabeiro tem apoiado mais de 200 mil famílias produtoras de café verde, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento económico e social do país.















