Albânia torna-se o primeiro país do mundo com ministro criado com IA

Primeiro-ministro Edi Rama, que está prestes a iniciar o seu quarto mandato, salientou que Diella vai gerir e conceder todos os concursos públicos em que o Governo contrata empresas privadas para vários projetos

Francisco Laranjeira
Setembro 11, 2025
17:04

A Albânia tornou-se o primeiro país do mundo a ter um ministro da IA ​​— não um ministro para a IA, mas um ministro virtual feito de pixéis e código e alimentado por inteligência artificial. O seu nome é Diella, que significa sol em albanês, e será responsável por todas as compras públicas, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro Edi Rama. O novo ministro, garante o Governo, será imune a subornos, ameaças ou tentativas de obter favores.

O primeiro-ministro Edi Rama, que está prestes a iniciar o seu quarto mandato, salientou que Diella vai gerir e conceder todos os concursos públicos em que o Governo contrata empresas privadas para vários projetos.

“Diella é o primeiro membro do gabinete que não está fisicamente presente, mas é praticamente criado por IA”, referiu Rama. Ajudará a tornar a Albânia “num país onde as licitações públicas são 100% livres de corrupção”.

A concessão destes contratos é, desde há muito, uma fonte de escândalos de corrupção na Albânia, um país dos Balcãs que, segundo os especialistas, é um centro de gangs que procuram branquear dinheiro do tráfico de droga e de armas em todo o mundo, e onde a corrupção chegou aos corredores do poder.

Esta imagem complicou a adesão da Albânia à União Europeia, que Rama quer alcançar até 2030, mas que os analistas políticos dizem ser ambiciosa.

Diella foi lançado no início deste ano como assistente virtual com tecnologia de IA na plataforma e-Albania, auxiliando os cidadãos e as empresas a obter documentos estatais. Vestido com trajes tradicionais albaneses, presta assistência por comandos de voz e emite documentos com carimbos eletrónicos, reduzindo os atrasos burocráticos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.