Há mais incerteza do que o normal em torno da decisão de política monetária do BCE em dezembro e também mais questões a serem decididas. Achamos que o BCE irá surpreender duramente o mercado ao subir 75 pb pela terceira vez consecutiva. Depois do BCE dar a entender que pode desacelerar o ritmo dos seus aumentos nas taxas de juros na reunião de outubro e os dados de inflação de novembro surpreenderam negativamente, muitos investidores pareceram concluir que um aumento da taxa em 50 pontos-base na reunião de dezembro (15 de dezembro) é mais que certo. No entanto, discordamos porque achamos que o BCE poderá surpreender com outro aumento da taxa em 75 pb e argumentamos que a decisão sobre como e quando reduzir as enormes carteiras de títulos do BCE é uma variável importante.
Os membros do Conselho do BCE tiveram opiniões variadas sobre o assunto, e muitos quiseram deixar a porta aberta para um aumento da taxa de 50 pb ou 75 pb. Acreditamos que o BCE decidirá:
– aumentar as taxas em 75 pb pela terceira vez consecutiva, e adiar a decisão sobre a data de início para reduzir as enormes participações em títulos, ou definir a data para o final do segundo trimestre ou início do terceiro trimestre de 2023
– definir as diretrizes gerais para a redução das participações em títulos, ou aperto quantitativo (QT), incluindo a definição de valores máximos para a quantidade de títulos autorizados a vencer a cada mês, com o limite mensal inicialmente definido entre 10 a 20 mil milhões de euros por mês
– sinalizar que, embora o banco central permaneça em modo dependente de dados, novos aumentos parecem prováveis e sua magnitude provavelmente será moderada daqui para frente.
A decisão de dezembro está rodeada de incertezas. O BCE poderia facilmente decidir a favor ou um aumento de taxa menor de 50 pb, que é o que o mercado está a descontar neste momento. Tal aumento provavelmente seria associado a uma decisão de QT mais agressiva, o que significa que o processo poderia começar já no final do primeiro trimestre ou início do segundo trimestre de 2023. Portanto, o, nosso cenário base é que veremos um aumento de taxa hawkish e uma decisão de QT menos hawkish ou um menor aumento da taxa e uma decisão de QT mais hawkish.
Nuno Mello
Analista XTB













