Interessados no projecto de hidrogénio em Sines têm até 17 de Julho para manifestar interesse

O Governo abriu, nesta quinta-feira, um período de candidaturas para que empresas e entidades portuguesas ou europeias com provas dadas na área do hidrogénio possam manifestar o seu interesse no projecto de hidrogénio em Sines. O período de candidaturas termina a 17 de Julho.

O «convite» destina-se «a empresas ou entidades portuguesas ou europeias, cujos projectos propostos se traduzam num valor acrescentado para o nosso país, nomeadamente por via do estabelecimento em Portugal e da criação de emprego» e considera-se ainda como aspecto fundamental a «redução de emissões de CO2 equivalente associada por projecto apresentado», refere um comunicado do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

«Esta auscultação do mercado e eventual complementaridade de projectos» vai, segundo o Executivo, permitir «robustecer a candidatura portuguesa ao Important Project of Common European interest e incentivar sinergias a nível de cluster industrial, nomeadamente na inovação, PME ou reforço da capacidade de produção, potenciando a capacidade de exportação».

Portugal, recorde-se, ambiciona integrar, ainda este ano, o primeiro Projeto Importante de Interesse Europeu Comum de Hidrogénio a nível europeu. Por outro lado, pretende que as primeiras unidades de eletrolisadores entrem em operação em 2022.

As manifestações de interesse serão avaliadas por um Comité de Admissão de projectos, que envolve as áreas governativas da Economia e Transição Digital, do Ambiente e da Ação Climática e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Negócios Estrangeiros, apoiados a nível técnico pela Direção-Geral de Energia e Geologia e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia.






Comentários
Loading...