Ucrânia já aceitou plano de paz de Trump, avança ‘CBS News’

Avanço diplomático ocorreu enquanto o secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, se encontrava em Abu Dhabi para reuniões com responsáveis russos, informação confirmada por várias fontes oficiais e diplomáticas

Francisco Laranjeira
Novembro 25, 2025
12:36

A ‘CBS News’ indicou esta terça-feira que a Ucrânia aceitou o plano de paz de Trump, com “pequenos detalhes” a serem resolvidos.

De acordo com fonte do governo americano, “os ucranianos concordaram com o acordo de paz. Ainda há alguns detalhes menores a serem acertados, mas eles concordaram com o acordo de paz”. O responsável e o conselheiro de segurança nacional ucraniano, Rustem Umerov, confirmaram que existe um entendimento comum sobre a proposta, embora persistam detalhes por definir.

Umerov manifestou confiança de que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, possa deslocar-se a Washington antes do final de novembro para concluir o acordo. De acordo com a ‘CBS News’, autoridades americanas e ucranianas já tinham discutido esta possibilidade no início da semana. O responsável americano citado indicou que os ucranianos “concordaram com o acordo de paz”, sublinhando que faltam apenas pormenores menores.

O avanço diplomático ocorreu enquanto o secretário do Exército dos EUA, Dan Driscoll, se encontrava em Abu Dhabi para reuniões com responsáveis russos, informação confirmada por várias fontes oficiais e diplomáticas. Uma quinta fonte com conhecimento direto das conversações confirmou igualmente a presença de Driscoll nos Emirados Árabes Unidos. Até ao momento, Moscovo não reagiu ao que foi acordado em Abu Dhabi.

Negociações paralelas e contactos com delegações russa e ucraniana

Numa conferência de imprensa em Moscovo, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, afirmou que a Rússia aprecia a posição dos EUA na procura de uma solução para o conflito, mas reiterou que o país “opera profissionalmente” e não divulga informação antes de acordos formais estarem assinados. Lavrov disse esperar que Washington informe Moscovo sobre os resultados das conversações com a Ucrânia e a Europa.

Driscoll esteve reunido durante várias horas, na segunda-feira à noite, com membros da delegação russa e tem novos encontros agendados ao longo desta terça-feira para acelerar o processo negocial. Uma delegação ucraniana esteve igualmente presente em Abu Dhabi e em contacto com o secretário do Exército e a sua equipa.

Numa publicação nas redes sociais, Umerov afirmou que foi alcançado “um entendimento comum sobre os termos principais” do acordo discutido em Genebra, no fim de semana, entre autoridades americanas, europeias e ucranianas. Este progresso surge num momento de intensificação dos esforços do presidente Trump para garantir um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.

Proposta revista e negociações multilaterais em Genebra

Uma fonte citada indicou que Driscoll trabalha agora com base numa versão revista da proposta de 28 pontos apresentada pela Casa Branca, após negociações produtivas em Genebra. Durante o fim de semana, Driscoll, o secretário de Estado Marco Rubio, o enviado Steve Witkoff, Jared Kushner e diplomatas da Ucrânia e de aliados europeus participaram nas conversações na Suíça. O encontro com responsáveis russos sucedeu a uma visita recente de Driscoll a Kiev.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.