Quando a filmagem de um anúncio comercial icónico se transforma num embaraço para este fabricante chinês: veja o vídeo

Fulwin X3L, um SUV híbrido de aspeto semelhante aos modelos Land Rover e capaz de atingir até 422 cv, iniciou a subida… o pior veio depois

Automonitor
Novembro 17, 2025
13:17

A tentativa da Chery de replicar um dos vídeos mais icónicos da indústria automóvel terminou num fracasso inevitavelmente viral. De acordo com o ‘Motor1’, a marca chinesa levou o novo SUV híbrido Fulwin X3L ao Portão do Céu, na China, para tentar repetir o feito exibido pela Range Rover em 2018, quando um Range Rover Sport subiu os 999 degraus da escadaria histórica — um anúncio que ainda hoje soma milhões de visualizações.

O Fulwin X3L, um SUV híbrido de aspeto semelhante aos modelos Land Rover e capaz de atingir até 422 cv, iniciou a subida, mas o resultado ficou longe do esperado. Segundo o site especializado francês, um vídeo registado no local mostra o veículo a perder capacidade de progressão a meio do percurso. Apesar das tentativas do condutor para acelerar até à plataforma seguinte, o SUV começou a deslizar para trás, acabou por embater violentamente na barreira lateral e espalhou detritos junto à encosta.

Chery pede desculpa e aponta falha mecânica

Perante a atenção indesejada, a Chery emitiu um pedido público de desculpas, explicando que o teste de 12 de novembro foi interrompido devido a um “incidente inesperado”. A marca justificou a falha com um problema no cabo de segurança, que se teria soltado e enrolado numa das rodas, causando perda de potência e levando ao recuo descontrolado do veículo.

O Portão do Céu é um marco histórico chinês, com uma escadaria secular que conduz à Gruta de Tianmen, um local com cerca de 1.700 anos de história. Num cenário tão simbólico, a tentativa falhada da Chery acabou por intensificar a pressão sobre a marca, que reconhece ter ainda explicações a fornecer sobre o incidente.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.