Jerónimo Martins investe 13,5 milhões de euros em produtora de bacalhau da Noruega

A Jerónimo Martins Agro-Alimentar vai investir cerca de 13,5 milhões de euros na produtora norueguesa de bacalhau cultivado Norcod AS, através de uma colocação privada que lhe garantirá 18% do capital da empresa.

André Manuel Mendes
Novembro 13, 2025
10:34

A Jerónimo Martins Agro-Alimentar, subsidiária integral do grupo Jerónimo Martins, vai investir 157 milhões de coroas norueguesas (cerca de 13,5 milhões de euros) na produtora norueguesa de bacalhau cultivado Norcod AS, através de uma colocação privada que lhe garantirá 18% do capital da empresa.

A operação, anunciada esta quarta-feira em Trondheim, inclui a emissão de 12,7 milhões de novas ações da Norcod, a um preço de subscrição de 12,375 coroas norueguesas por ação. O investimento deverá ser aprovado numa assembleia geral extraordinária marcada para 26 de novembro e prevê ainda a nomeação de um representante da Jerónimo Martins para o conselho de administração da Norcod.

Segundo a empresa norueguesa, o reforço de capital vai acelerar a estratégia de crescimento e apoiar a transição para a produção em larga escala de bacalhau cultivado com baixa intensidade, uma aposta que visa responder à crescente procura mundial por peixe branco sustentável.

A entrada da Jerónimo Martins como acionista é descrita pela Norcod como “um forte endosso à visão, ao modelo de negócio e ao potencial de longo prazo da empresa”. A parceria permitirá ainda à produtora norueguesa beneficiar da ampla rede de distribuição internacional do grupo português, que detém as cadeias Pingo Doce em Portugal, Biedronka na Polónia e Ara na Colômbia.

Com esta operação, a Jerónimo Martins Agro-Alimentar passará a deter 18,06% das ações e direitos de voto da Norcod. Após o aumento de capital, a empresa norueguesa terá um capital social de 157,2 milhões de coroas norueguesas (cerca de 13,5 milhões de euros), dividido por 12,7 milhões de ações.

O conselho de administração da Norcod justificou a suspensão do direito de preferência dos acionistas atuais, sublinhando que a parceria com a Jerónimo Martins representa “um passo estratégico fundamental” para fortalecer a base acionista e posicionar a empresa num mercado global em rápida expansão.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.