Viajámos ao ‘mundo BMW’: não é só uma marca, é uma liderança responsável e sustentável para moldar o futuro automóvel

Todos conhecemos a BMW e a sua presença com automóveis em todos os segmentos de mercado com um posicionamento premium, onde valoriza elementos como o prazer de condução

Jorge Farromba
Novembro 11, 2025
11:24

Todos conhecemos a BMW e a sua presença com automóveis em todos os segmentos de mercado com um posicionamento premium, onde valoriza elementos como o prazer de condução.

A sua forte imagem de marca confunde-se com qualidade e rigor, mas também com tradição alemã. Mas o BMW Group quis demonstrar a cerca de 20 jornalistas de todo o mundo que o sucesso empresarial moderno não se mede apenas pelos números ou pelo que o consumidor retém da marcas mas pelo valor com que esta contribui para a sociedade.

Esta visão holística de responsabilidade de uma marca com os pergaminhos da BMW, combina capacidade económica com gestão do talento, responsabilidade ambiental e social e foi o mote para os BMW Group Responsibility Days Munich, realizados entre os dias 3 e 5 últimos.

Durante estes três dias, a BMW – num programa exaustivo e detalhado, o mais exigente e inspirador onde já estive – revelou como está a moldar o futuro através de investimentos no talento, na inovação e no compromisso social a longo prazo.

E não é uma jogada de marketing ou uma moda, ou um sound-byte. Trata-se de um objetivo intrínseco da gestão moderna do compromisso do BMW Group com a sociedade, visível nos seus quatro pilares:

    • educação para as futuras gerações,
    • igualdade de oportunidades,
    • liderança responsável
    • promoção da comunidade através de iniciativas desportivas e culturais.

Parceria com One Young World dá frutos

Como parceiro premium do One Young World (OYW) desde 2016, a BMW levou-nos ao evento que apoia o desenvolvimento de uma geração de futuros líderes dedicados a uma sociedade justa, com uma visão de futuro, num evento que contou com mais de 1.900 jovens líderes (delegados) de mais de 190 países para encontrar soluções para os desafios mundiais mais urgentes, sendo que a delegação interna da BMW é composta por mais de 50 colaboradores.

Ilka Horstmeier – membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela temática dos RH e Imobiliário – que nos acompanhou quase sempre nos três dias da visita, informalmente, mas também em apresentações setoriais, destacou que o apoio à OYW fomenta a liderança responsável e incentiva os jovens a resolverem os desafios futuros, uma vez que os temas deste ano se focaram-se na educação, economia circular, tecnologia responsável, combate ao ódio, paz e segurança

Foi com orgulho que ouvi muitos destes testemunhos, qual deles o mais impactante e motivador, ainda mais com a intervenção de Sir Bob Geldof. Observei in loco que, a transformação só é bem-sucedida quando os colaboradores a moldam ativamente e quando as empresas reconhecem que as pessoas são a chave do sucesso – referenciado por vários mas repetidamente pela C-Level Ilka – onde se percebe a importância no capital humano ao investirem mais de mil milhões de euros na formação profissional e educação contínua desde 2022 (não é erro), preparando a força de trabalho para a Neue Klasse (Nova Classe) e os desafios futuros.

Centro nevrálgico da BMW em Munique recebe 40 mil colaboradores por ano

Na visita ao Talent Campus – a Universidade BMW em Munique – o novo centro nevrálgico para o desenvolvimento e formação – que até podia ter sido aproveitado para expandir a fábrica mas que o grupo optou pelo centro de formação – recebe cerca de 40.000 colaboradores anualmente, incluindo 900 estagiários, onde o foco é a formação em áreas de futuro, como o conhecimento em alta voltagem, a digitalização e Inteligência Artificial (IA).

Um detalhe que reforça o papel da BMW na sociedade : a arquitetura sustentável do edifício pois é a primeira construção do BMW Group feita de madeira (carvalho e abeto), substituindo aproximadamente 5.400 m³ de betão, além de que o campus reflete o compromisso com a responsabilidade social, com um café público e espaços verdes que se integram na vizinhança.

Mas, pessoalmente, ansiava mesmo conhecer o AI Lab (também gostava de conduzir alguns dos automóveis, principalmente quando nos presentearam com a visita ao museu da marca) mas o IA LAB é o motor de inovação e colaboração para que os colaboradores da BMW e fornecedores explorem e aprendam sobre novas tecnologias baseadas em IA.

GAIA, AIconic Agent (entre outros…)

Conheci o GAIA que não é português mas o assistente de IA do grupo que está a ser usado para otimizar processos e garantir a qualidade. Também não quis perder o momento quando foi para ouvir falar sobre AIQX (Artificial Intelligence Quality Next) – Plataforma de inspeção de qualidade que utiliza modelos de IA para automatizar e otimizar a garantia de qualidade na produção, contando com mais de 1.000 use cases implementados (algo fantástico).

Houve uma momento que mais parecia “uma criança na loja dos doces” quando conheci o AIconic Agent – um sistema multi-agente personalizado para a divisão de Compras e Rede de Fornecedores, que agrega, analisa e prepara dados complexos para processos de aquisição mais eficientes.

Mas estes alemães “não nos quiseram muito tempo na cama, felizmente” pois a alvorada era às 6, para estar na fábrica às 7 ou 8h da manhã e para começar as apresentações … antes da hora prevista – aqui que se vê como a produtividade está enraizada na sociedade e cultura alemãs.

Houve também tempo – o rigoroso cumprimento de um vasto programa – para conhecer o Munich Urban Colab onde demonstram como a inovação, sustentabilidade e economia circular encaixam nos automóveis, uma vez que o Grupo quer liderar a transformação da mobilidade ao reduzir as suas emissões de CO₂ em 90% dos níveis de 2019 até 2050 e onde vimos, por exemplo, como construir capas dos bancos a partir de garrafas de plástico recicladas.

Sexta geração de baterias representa um avança tecnológico brutal

Efetuámos depois uma viagem para conhecer a nova fábrica sustentável em Irlbach-Straßkirchen – uma das suas cinco novas fábricas globais de montagem de baterias de alta voltagem Gen 6, onde incorpora segundo a marca os mais altos padrões de sustentabilidade. Para se ter ideia do cuidado da marca na integração da fábrica junto de duas comunidades, promoveu um referendo local.

Foi também abordada a filosofia “Local por Local” com as baterias a serem produzidas o mais próximo possível das fábricas de automóveis, reduzindo as distâncias de transporte e a pegada de CO2, além de não necessitarem água pois a água de refrigeração é recirculada e os resíduos de calor são usados para aquecer as instalações adjacentes.

E por falar de baterias, a sexta geração de baterias representa um avanço tecnológico onde as novas células cilíndricas têm um diâmetro de 46 mm e oferecem um aumento de 20% na densidade energética em comparação com as células prismáticas anteriores.

O novo BMW ix3 têm autonomia até 805kms. Além disso, serve-se de uma abordagem Cell-to-Pack que elimina módulos e estruturas, permitindo um design mais compacto, plano e leve, com mais energia no interior, aliado a uma nova tecnologia de 800 volts que otimiza o carregamento rápido, reduzindo-o em até 30%. Para se ter uma ideia é possível carregar cerca de 370 quilómetros em apenas 10 minutos!!

A marca utiliza também os princípios de “Design for Circularity” com o uso de materiais secundários como as capas dos bancos onde o fio provém de 100% de SRQ (Matéria-Prima Secundária) utilizando PET reciclado, com o BMW iX3 50 xDrive a utilizar uma quota total de matéria-prima secundária de aproximadamente 33%, onde até a tampa do motor usa 30% de plásticos marítimos reciclados.

Esta utilização de materiais secundários e energia renovável é um fator chave pois o BMW iX3 50 xDrive atinge o ponto de equilíbrio de CO₂ , em comparação com um modelo a combustão, apenas em 17.500 km, se carregado com energia renovável.

Notas finais do autor:

– O Grupo BMW, ao investir no colaborador através do Talent Campus e do AI Lab, ao construir fábricas como esta – sem combustíveis fósseis – ao integrar materiais reciclados como o PET em componentes chave, demonstra que o seu foco vai muito além da excelência na engenharia mas pretende ser uma força ativa na construção de um futuro mais sustentável e socialmente responsável.

– O apoio ao One Young World Summit 2025 evoca o papel crescente da BMW no diálogo mundial sobre inclusão social, sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e corporativa, além da mobilidade sustentável, sendo que a edição deste ano contou com intervenções de figuras de destaque como Sir Bob Geldof, integrado no programa do One Young World no âmbito das comemorações dos quarenta anos do Live Aid, e de Salma Niazi, distinguida com o prémio One Young World Journalist of the Year 2025 pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos no Afeganistão.

– No contexto das atividades promovidas pela BMW, tornou-se evidente que a visão da marca vai muito para além da produção de automóveis. A sua estratégia assenta também na mobilidade, foco na responsabilidade social, sustentabilidade e na capacidade de inspirar soluções que contribuam para sociedades mais justas e equilibradas. Esta orientação demonstra maturidade estratégica e consolida a posição da BMW como agente ativo num debate mundial cada vez mais exigente, necessário e multidisciplinar.

Para mais informações sobre esta viagem imersiva ao mundo BMW, acompanhe em formato podcast:

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.