Grávida morre no Amadora-Sintra: Ambulância e VMER acionadas após chamada por mulher com com falta de ar, informa INEM

O INEM emitiu um comunicado oficial detalhando a intervenção das equipas de emergência numa grávida de 36 anos, com 38 semanas de gestação, que entrou em paragem cardiorrespiratória esta madrugada no hospital Amadora-Sintra.

Pedro Gonçalves
Outubro 31, 2025
12:50

O INEM emitiu hoje um comunicado detalhando a sequência de socorro a uma grávida de 36 anos, com 38 semanas de gestação, que acabou por falecer no hospital Amadora-Sintra. Segundo a nota oficial, a mulher apresentou falta de ar, tendo sido solicitada assistência através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) às 00h28 desta sexta-feira.

Após triagem clínica e aconselhamento, o CODU acionou uma Ambulância de Socorro às 00h36. Às 00h54, a utente encontrava-se em paragem cardiorrespiratória (PCR), levando à mobilização imediata da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Fernando da Fonseca (HFF). No local, às 01h14, a equipa médica implementou medidas de Suporte Avançado de Vida (SAV) e, posteriormente, transportou a paciente para o hospital, com chegada às 01h48 sob acompanhamento médico.

No hospital, a grávida foi submetida a uma cesariana de emergência, mas não resistiu. O bebé nasceu às 01h56 e encontra-se sob vigilância intensiva, com prognóstico muito reservado.

O comunicado do INEM detalha ainda que todas as etapas de socorro foram realizadas rapidamente e de forma coordenada, evidenciando a atuação das equipas de emergência em situações críticas. Segundo a nota oficial: “Depois de realizada a triagem clínica e prestado o aconselhamento necessário, o CODU acionou uma Ambulância de Socorro, às 00h36. Depois de assistir a utente, a equipa da Ambulância informou o CODU, às 00h54, que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória (PCR). Foi então acionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do HFF. Às 01h14, no local, a equipa médica da VMER implementou as medidas de Suporte Avançado de Vida (SAV) adequadas. A utente foi depois encaminhada para o HFF, com acompanhamento médico da equipa da VMER, onde deu entrada pelas 01h48.”

Este caso segue em investigação, mas o INEM enfatiza que a sua intervenção seguiu todos os procedimentos de emergência, evidenciando a rapidez da resposta perante uma situação de risco vital, demonstrando a coordenação entre o CODU, ambulâncias de socorro e VMER.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.