A retalhista espanhola Mercadona está a consolidar a sua presença em Portugal como um dos principais vetores de crescimento do grupo, a par do desenvolvimento do segmento de comida preparada.
Portugal tornou-se uma peça central na estratégia de expansão da cadeia de supermercados, que já emprega 7.000 pessoas em território nacional e prevê investir 157 milhões de euros em 2025.
A operação portuguesa, iniciada em 2019, conta atualmente com 66 lojas, seis das quais inauguradas este ano. Até ao final de 2025, a empresa planeia abrir mais quatro, reforçando a cobertura geográfica que já abrange 12 dos 18 distritos do país e deverá estender-se ao sul, até Faro, nos próximos anos.
A consolidação da presença em Portugal começa também a refletir-se nos resultados financeiros: a Mercadona obteve um lucro de sete milhões de euros em 2024, valor que o grupo espera duplicar este ano. “Estamos muito orgulhosos da nossa expansão em Portugal e acredito que nós, espanhóis, não tratamos os portugueses como eles merecem”, afirmou Juan Roig, presidente da Mercadona, durante o Congresso da Aecoc sobre Consumo em Massa, realizado em Valência, de acordo com o ‘Expansión’.
O novo bloco logístico de Almeirim, inaugurado em julho, é um dos projetos emblemáticos da estratégia da empresa no país. Com 440.000 metros quadrados e um investimento de 290 milhões de euros, trata-se da maior infraestrutura da Mercadona fora de Espanha. O centro complementa a unidade da Póvoa de Varzim, que abastece o norte do país.
Além da expansão territorial, a Mercadona está a apostar fortemente na área da comida pronta, uma tendência que o grupo acredita estar a transformar os hábitos de consumo. “Fornecemos bastante matéria-prima para o cliente cozinhar, mas agora existe tecnologia para que ele não precise cozinhar em casa. Em meados deste século, quase não haverá cozinhas nas casas”, afirmou Juan Roig.
A secção “Pronto a Comer” já está presente em todas as lojas portuguesas. Depois de vários anos a gerar prejuízo, esta área passou a ser rentável em 2024 e deverá continuar a crescer, impulsionada pela procura de soluções rápidas e acessíveis.














