Volodymyr Zelensky e o primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson devem encontrar-se na cidade de Linköping, sede do grupo de defesa Saab, que produz o caça Gripen, sistemas de armas e submarinos.
“No final da reunião, Kristersson e Zelensky darão uma conferência de imprensa conjunta para fazer um anúncio no domínio das exportações de defesa”, anunciou o Governo sueco.
“Uma Ucrânia forte e capaz é uma prioridade essencial para a Suécia, e continuaremos a garantir que a Ucrânia possa responder à agressão da Rússia”, escreveu Kristersson na rede social X.
No ano passado, a Suécia suspendeu um projeto de enviar caças Gripen para a Ucrânia, em resposta a um pedido dos países parceiros, que queriam dar prioridade aos F-16 norte-americanos.














