Sabe quais são os países que têm os condutores mais velhos do mundo?

Empresa australiana iSelect, que oferece serviços de comparação de seguros, entre outros, compilou um ranking dos países com os motoristas mais velhos

Automonitor
Outubro 20, 2025
18:04

O envelhecimento da população está a transformar a forma como vivemos, trabalhamos e viajamos — em todo o mundo. Isso também é evidente nas estradas, onde há mais condutores com mais de 65 anos do que nunca.

A empresa australiana iSelect, que oferece serviços de comparação de seguros, entre outros, compilou um ranking dos países com os motoristas mais velhos. Para isso, combinou dados sobre a população idosa de 22 países – sem contudo abranger Portugal -, taxas de mortalidade, investimentos em transporte público, procedimentos de renovação de licenças de condução e até opiniões.

O ranking é liderado pela Grécia, onde 23,9% da população tem 65 anos ou mais. Estas são as estatísticas gregas: Mortes no trânsito, incluindo condutores idosos: 24,5%; despesa com transporte público per capita: 369,49 euros; procedimento de renovação da carteira de habilitação: sim. Pontuação: 72,96.

A Noruega vem em segundo lugar, e a Austrália em terceiro. No país do norte da Europa, a população com 65 anos ou mais representa 18,8%: a sua taxa de mortalidade é menor e há maior investimento em transporte público. A Austrália , por sua vez, tem uma população envelhecida: aqueles com mais de 65 anos representam 17,7%.

O resto do ranking: da Finlândia à Suíça

A Finlândia ocupa o quarto lugar, com uma população de 23,9% com 65 anos ou mais. Caracteriza-se pelos seus sistemas de transporte progressivos e infraestrutura sólida, com políticas elaboradas para apoiar a direção segura de idosos.

Itália está em quinto lugar, à frente de Espanha. Segue-se o Canadá, em sétimo lugar. Aqui, o número de motoristas idosos está em constante aumento, com 19,8% da população com 65 anos ou mais. Para facilitar o envelhecimento da população, combinam transporte público acessível e um processo de renovação de carteira de habilitação personalizado.

A Dinamarca (8ª posição) tem um compromisso com a segurança no trânsito que se estende a 20,9% das pessoas com 65 anos ou mais, com políticas que as protegem e capacitam nas estradas. A República Checa (9ª posição) impõe rigorosos exames médicos e requisitos de renovação para 20,8% da sua população com 65 anos ou mais.

A Suíça fecha o top-10, com 20% da população com 65 anos ou mais. Os seus serviços de transporte público e renovação de carteira de habilitação são notáveis, mas o país tem a maior taxa de acidentes de trânsito (43%), incluindo condutores mais velhos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.