PSD reúne-se após vitória histórica nas autárquicas
O PSD conquistou uma vitória expressiva nas autárquicas de 2025, elegendo 136 presidentes de câmara — entre mandatos próprios e coligações — e assegurando maiorias absolutas em 109 municípios. Com este resultado, o partido inverteu a tendência das últimas eleições e tornou-se na principal força autárquica do país, superando o PS.
Para analisar estes resultados e discutir os próximos passos, o núcleo duro da direção social-democrata, a Comissão Permanente Nacional, reúne-se esta terça-feira de manhã, pelas 10h30, num hotel em Lisboa. Está previsto que a primeira vice-presidente do PSD, Leonor Beleza, preste declarações no final da reunião.
Entre os destaques da vitória estão as reconquistas de cidades-chave como Porto, Vila Nova de Gaia e Sintra, bem como a manutenção de Lisboa e Cascais. O partido também venceu, pela primeira vez, em Beja. No entanto, perdeu as presidências de Coimbra e Faro, passando agora a controlar sete capitais de distrito, menos duas do que em 2021.
Com este novo mapa autárquico, o PSD prepara-se para liderar estruturas nacionais como a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), reforçando a sua influência no poder local.
PS debate queda autárquica e posição no OE2026
A Comissão Política Nacional do PS também se reúne esta noite, na sede do partido em Lisboa, para analisar os resultados das autárquicas e definir a sua posição relativamente ao Orçamento do Estado para 2026.
Antes dessa reunião, pelas 18h, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, terá um encontro com o grupo parlamentar socialista na Assembleia da República, centrado no mesmo tema orçamental.
Nas eleições de domingo, o PS sofreu uma quebra significativa: passou de 149 câmaras em 2021 para 128 em 2025, incluindo duas em coligação. Perdeu a liderança da ANMP e não conseguiu atingir os objetivos em Lisboa e Porto. Apesar da derrota global, Carneiro considerou ter travado a erosão eleitoral do partido após a queda nas legislativas, destacando vitórias em capitais de distrito como Évora, Faro, Coimbra, Bragança e Viseu.
A proposta do OE2026 foi entregue durante a campanha autárquica. José Luís Carneiro afirmou que o documento apresentado pelo Governo responde às exigências colocadas ao primeiro-ministro, mas sublinhou que a decisão final sobre a sua viabilização cabe aos órgãos do partido, agora reunidos.
PCP convoca Comité Central para avaliar desempenho autárquico
Também o PCP marcou para esta terça-feira a reunião do seu Comité Central, com o objetivo de avaliar os resultados obtidos nas eleições autárquicas de 2025. O partido, que tradicionalmente valoriza o poder local, deverá fazer um balanço interno do seu desempenho e debater o impacto dos resultados na sua linha política futura.
Apesar de não terem sido avançados pormenores sobre a hora ou local do encontro, esta reunião insere-se na resposta imediata dos partidos às eleições de domingo e à nova configuração do mapa autárquico.














