A Endesa fechou um acordo para vender à Masdar, dos Emirados Árabes Unidos, 49,99% de unidades de produção de energia fotovoltaica em funcionamento em Espanha com capacidade instalada de 446 megawatts (MW), anunciou hoje a elétrica espanhola.
O acordo foi fechado através da Enel Green Power España (EGPE), filial da Endesa, e prevê a venda de 49,99% do capital social da EGPE Solar 2 à Masdar por 184 milhões de euros.
Segundo um comunicado da Endesa, a EGPE Solar 2 gere quatro unidades fotovoltaicas em Espanha com uma capacidade instalada total de cerca de 446 MW.
A operação anunciada hoje cocretiza um acordo inicial assinado com a Masdar em 24 de março deste ano e soma-se ao “acordo de colaboração” que o Grupo Enel (gurpo italiano que controla a Endesa) e a empresa dos Emirados Árabes Unidos “fecharam em dezembro de 2024 referente a uma carteira de 2 GW [gigawatts] de outros ativos solares já em funcionamento em Espanha”, lê-se no comunicado da Endesa.
Segundo o mesmo texto, a venda de 49,99% da EGPE Solar 2 “enquadra-se no modelo de negócio” previsto no Plano Estratégico 2025-2027 da Endesa, “que procura manter o controlo dos ativos estratégicos e, ao mesmo tempo, maximizar a produtividade e o retorno do capital investido”.
Além disso, a operação “enquadra-se numa associação de longo prazo com a Masdar, que também prevê acordos de compra e venda de energia (PPA) a 15 anos, através dos quais a Endesa, através das suas filiais, compra a energia pelos ativos fotovoltaicos vinculados ao acordo”.
Já a Masdar disse num comunicado que “esta compra encaixa na estratégia global” da empresa “para expandir a capacidade em energias renováveis” e “o compromisso” que tem “a longo prazo com a Europa”.
A Masdar fechou no final de 2024 um acordo para comprar por 1.200 milhões de euros a Saeta Yield, uma das maiores plataformas de renováveis na Península Ibérica, com uma carteira de 2,3 GW.
A energética espanhola Endesa, presente em Portugal, teve lucros de 1.888 milhões de euros no ano passado, um aumento de 154% em relação a 2023.
A empresa é a maior elétrica espanhola e a segunda na distribuição de gás em Espanha.
Em Portugal, a Endesa produz e distribui eletricidade e ganhou o concurso para a reconversão da central do Pego (Abrantes), com um projeto de investimento de 600 milhões de euros.
A Endesa tem ainda em Portugal projetos para geração de energia solar.














