Yangwang U9 Extreme: superdesportivo da BYD supera Bugatti e atinge quase 500 km/h

Feito foi alcançado pelo Yangwang U9 Extreme, um protótipo movido a bateria da marca de luxo da BYD, na pista de testes de Papenburg, na Alemanha

Automonitor
Setembro 22, 2025
16:50

A BYD conseguiu superar a Bugatti: embora possa ser um exagero, um hipercarro elétrico especial do grupo asiático realmente conseguiu superar o recorde francês de velocidade, atingindo incríveis 496,22 km/h. Pode ver o vídeo aqui.

O feito foi alcançado pelo Yangwang U9 Extreme, um protótipo movido a bateria da marca de luxo da BYD, na pista de testes de Papenburg, na Alemanha. Embora não seja um recorde de velocidade oficial ou reconhecido independentemente, é preciso dizer que ninguém chegou tão perto da marca de 500 km/h, mesmo durante um teste em linha reta numa direção.

Mais rápido do que o Bugatti Chiron

O recorde “não oficial” anterior pertencia ao Bugatti Chiron Super Sport 300+ que, na sua versão protótipo de pré-produção, atingiu 490,484 km/h no circuito Ehra-Lessien e sempre numa única direção.

“Este é um momento de muito orgulho para todos no departamento de pesquisa e desenvolvimento. A Yangwang é uma marca que não conhece limites, e é somente através desse compromisso com o que está por vir que podemos alcançar um veículo como o U9 Extreme”, salientou a vice-presidente executiva da BYD, Stella Li.

“Expresso a minha gratidão a toda a equipa e ao piloto, Marc Basseng, pela sua habilidade e contribuição técnica. É fantástico que o carro de produção mais rápido do mundo agora seja elétrico”, frisou.

O carro que ganhou o título não oficial de carro de produção mais rápido do mundo (e também de carro elétrico mais rápido) é, na verdade, o protótipo de desenvolvimento da versão de produção do Yangwang U9 Extreme, uma evolução extrema do Yangwang U9 já à venda na China.

Deve-se dizer, no entanto, que o carro de produção mais rápido num teste de velocidade média de ida e volta continua a ser o SSC Tuatara, com 455,3 km/h alcançados em 2021.

A evolução ainda mais desportiva do coupé elétrico chinês inclui diversas atualizações, como o sistema de bordo de 1.200 volts, a bateria Blade de lítio-ferro-fosfato com alta taxa de descarga (30 °C) e quatro motores elétricos com 30.000 rpm e 3.000 cv no total. Também foi usada uma configuração de suspensão DiSus-X especial, projetada para as pistas, bem como pneus semi-slick.

A partir do carro de desenvolvimento, pilotado pelo piloto alemão Marc Basseng durante o recorde, uma pequena produção em série será limitada a 30 unidades.

Por último, vale lembrar que o Yangwang U9 “normal” com 1.305 cv já está disponível na China desde 2024 a um preço base de cerca de 200 mil euros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.