Estão encontrados os três projetos vencedores da 1ª edição do concurso Ignition Grants para Investigação Interdisciplinar na NOVA, que conta com o apoio da Fundação Santander Portugal. São eles: o NOVACryoSkin, que propõe um novo paradigma na criopreservação de materiais biológicos; o Toy Stor, que irá investigar brinquedos de folha-de-flandres produzidos em Portugal entre 1920 e 1960; e o INSUBIO, que pretende desenvolver um biossensor de insulina inovador na monitorização da Diabetes.
De acordo com comunicado da Fundação Santander, cada um dos projetos vai ser financiado em 30 mil euros. Nesta primeira edição do concurso as candidaturas foram abertas a todas as áreas de conhecimento, “como o objetivo de impulsionar nvoas ideias ciêntíficas colaborativas e interdisciplinares, orientadas para a resolução de desafios complexos tanto científicos como sociais”.
A presidente da Fundação Santander Portugal, Inês Rocha de Gouveia indica que “a investigação deve resultar da colaboração entre a academia e o setor empresarial e do cruzamento de diferentes áreas do conhecimento. Esta 1.ª edição das Ignition Grants reflete isso mesmo. Os três projetos vencedores, diferentes nas suas temáticas, são igualmente relevantes no contributo que dão ao avanço científico e ao desenvolvimento da sociedade”.
A vice-Reitora da NOVA, Isabel Rocha, que é responsável pela área da investigação e inovação, explica que para a NOVA “é extremamente relevante promover projetos interdisciplinares congregando investigadores de várias Unidades Orgânicas, e agradecemos ao Santander ter tornado possível esta iniciativa. É sabido que os problemas complexos da atualidade requerem abordagens interdisciplinares, pelo que esta iniciativa também reforça o empenho da NOVA na Ciência com impacto na sociedade.”
Os projetos vencedores:
NOVACryoSkin
•Área: Bioengenharia
•Objetivo: Desenvolver uma nova abordagem para conservar epiderme humana reconstruída com crioprotetores naturais e menos tóxicos.
•Impacto: Redução da toxicidade, menor necessidade de temperaturas extremas e menor pegada ecológica.
Equipa: Filipe Oliveira – (investigador principal, NOVA FCT), Duarte Barral (co-investigador principal, NMS), Ana Rita Duarte (NOVA FCT), Luís Cabaço e Marta Cerejo (NMS).
Toy Story
•Área: Património
•Objetivo: Estudar brinquedos de folha-de-flandres produzidos em Portugal entre 1920 e 1960 como artefactos culturais.
•Impacto: Valorização do património, práticas sustentáveis e criatividade.
•Equipa: Isabel Tissot (investigador principal, NOVA FCT), Maria Fernanda Rollo (co-investigador principal, NOVA FCSH), Marta Manso, Paula Urze e Tiago Silva (NOVA FCT).
INSUBIO
•Área: Bioengenharia
•Objetivo: Criar um biossensor de insulina inovador para monitorização personalizada da Diabetes.
•Impacto: Acesso mais democrático à saúde, sustentabilidade e inovação tecnológica.
•Equipa: Tomás Pinheiro (investigador principal, NOVA FCT), Tatiana Burrinha (co-investigadora principal, NMS), Elvira Fortunato (NOVA FCT) e Paula Macedo (NMS).














