EUA suspendem envio de algumas armas para a Ucrânia devido ao nível preocupante de stock

Segundo a imprensa americana, o Governo dos EUA está preocupado com o baixo nível de alguns de seus stocks de armas e lista sistemas de defesa aérea, bombas, mísseis e peças de artilharia entre as munições afetadas pela redução

Francisco Laranjeira
Julho 2, 2025
12:07

O Governo americano decidiu suspender o envio de algumas armas para a Ucrânia, incluindo mísseis de defesa aérea, após ter feito uma revisão dos seus gastos militares e o apoio dos EUA a países estrangeiros.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, terá autorizado a revisão, indicou um alto funcionário da Casa Branca à ‘CNN’: segundo a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly, a decisão foi tomada “para priorizar os interesses dos EUA”.

Segundo a imprensa americana, o Governo dos EUA está preocupado com o baixo nível de alguns de seus stocks de armas e lista sistemas de defesa aérea, bombas, mísseis e peças de artilharia entre as munições afetadas pela redução.

Entre as munições suspensas estão intercetadores para sistemas de defesa aérea Patriot, projéteis de artilharia de precisão e mísseis que a força aérea ucraniana dispara de jatos F-16 de fabrico americana, de acordo com autoridades do Pentágono.

“Esta decisão foi tomada para priorizar os interesses dos EUA após uma revisão do Departamento de Defesa sobre o apoio e a assistência militar da nossa nação a outros países ao redor do mundo”, disse Anna Kelly em comunicado.

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, os Estados Unidos têm sido o principal fornecedor de armas ao Governo de Kiev, mas as coisas mudaram desde que Donald Trump assumiu o cargo em janeiro deste ano.

De acordo com o último relatório do Instituto Kiel, que monitoriza as entregas de armas ocidentais à Ucrânia, a Europa já ultrapassou os Estados Unidos em ajuda total. Os europeus enviaram 72 mil milhões de euros em ajuda militar, ao passo que os EUA estão nos 65 mil milhões.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.