Ozempic tem efeito colateral “muito raro” de perda de visão, alerta regulador de medicamentos da UE

Comité de segurança de medicamentos (PRAC) da EMA lançou uma revisão de medicamentos quem contém semaglutida — um agonista do GLP-1 e o ingrediente ativo do Ozempic, Wegovy e Rybelsus da Novo Nordisk — em janeiro

Francisco Laranjeira
Junho 6, 2025
16:21

Os pacientes que tomam medicamentos para perda de peso e diabetes Wegovy e Ozempic têm um risco maior de desenvolver uma doença ocular rara que pode levar à perda de visão, anunciou esta sexta a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

O comité de segurança de medicamentos (PRAC) da EMA lançou uma revisão de medicamentos quem contém semaglutida — um agonista do GLP-1 e o ingrediente ativo do Ozempic, Wegovy e Rybelsus da Novo Nordisk — em janeiro, após preocupações de que os medicamentos poderiam levar a um risco aumentado de desenvolvimento de neuropatia ótica isquémica anterior não arterítica (NAION).

O NAION é um distúrbio causado pela redução do fluxo sanguíneo para o nervo ótico do olho, o que pode danificar o nervo e levar à perda permanente da visão.

A PRAC afirmou ter descoberto que a condição é “um efeito colateral muito raro” da semaglutida, afetando potencialmente até uma em cada 10 mil pessoas que tomam o medicamento. A EMA afirmou que a exposição à semaglutida em pessoas com diabetes está associada a um aumento em duas vezes no risco de desenvolver NAION em comparação com pessoas que não tomam o medicamento.

O regulador solicitou que as informações do produto para medicamentos semaglutida sejam atualizadas para incluir NAION como um efeito colateral com frequência “muito rara”. A decisão final precisa da aprovação da Comissão Europeia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.