Legislativas: Marcelo cancela viagem à Alemanha para acompanhar formação do novo Governo. Montenegro prestes a apresentar nomes

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu cancelar a deslocação a Munique, na Alemanha, onde estava previsto assistir esta quarta-feira, à meia-final da Liga das Nações entre Portugal e a equipa anfitriã.

Pedro Gonçalves
Junho 4, 2025
11:09

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu cancelar a deslocação a Munique, na Alemanha, onde estava previsto assistir esta quarta-feira, à meia-final da Liga das Nações entre Portugal e a equipa anfitriã. O jogo, que se realiza esta noite às 20h00 (hora de Lisboa), teria a presença do chefe de Estado, que, no entanto, optou por permanecer em Lisboa para acompanhar de perto os desenvolvimentos políticos relacionados com a formação do novo Governo.

A decisão de Marcelo estará diretamente relacionada com a possibilidade de luís Montenegro apresentar esta quarta-feira, em Belém, a lista completa dos nomes que vão integrar o seu novo Governo. Caso se venha a confirmar, segundo a CNN Portugal é expectável que o novo Executivo tome posse entre esta quinta e sexta-feira, antes do calendário previsto.

Desde o início da semana que o Presidente da República manifestou a intenção de dar posse ao Governo antes do próximo dia 10 de junho, data em que se assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Marcelo admitiu mesmo duas possibilidades para a cerimónia de posse: uma única, para empossar todo o Executivo de uma só vez, ou em duas fases, começando pelo primeiro-ministro e ministros, e deixando os secretários de Estado para um segundo momento — modelo já utilizado em 2024.

A urgência no processo tem como pano de fundo o arranque formal da legislatura, uma vez que, segundo a Constituição da República Portuguesa, o novo Governo só entra em plenitude de funções após a apreciação do seu programa pelo Parlamento, o que deve ocorrer num prazo máximo de dez dias após a tomada de posse.

Governo em fase final de composição
No passado domingo, 1 de junho, Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, confirmou publicamente que a composição do novo Governo se encontrava em fase avançada, declarando que os trabalhos estariam concluídos “lá mais para o fim da semana”.

Já na semana anterior, à saída de uma audiência com Marcelo em Belém, Montenegro havia deixado antever alguma continuidade entre o anterior e o novo Executivo, admitindo que “muitos elementos vão transitar do anterior Governo”, mas assegurando também que pretende liderar um Executivo com renovada energia.

Caso Montenegro formalize hoje a apresentação da nova equipa governativa, o Presidente da República poderá convocar de imediato a cerimónia de posse, permitindo que o ciclo político se acelere e que o novo Governo possa iniciar funções em pleno, conforme previsto pela lei fundamental.

Para já, permanece a expectativa quanto aos nomes escolhidos por Montenegro, cuja revelação deverá ocorrer ainda hoje, colocando fim ao período de especulação que tem marcado os últimos dias na cena política nacional.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.