Ano novo, vida saudável: Estratégias para transformar metas de saúde em resultados
Por Márcia Maurer Herter, Professora de Estratégia e Marketing do ISEG
No início de cada ano, é comum vermos as pessoas traçarem resoluções para atingirem novas metas pessoais, com foco especial em saúde e bem-estar. Contudo, logo após o entusiasmo inicial, somos inundados com novas solicitações, projetos e a rotina volta a dominar o dia a dia.
Este é um problema crescente, tanto no mundo quanto em Portugal: é difícil priorizar o uma rotina saudável de autocuidado (prática regular de atividade física, alimentação saudável, horas adequadas de sono e bem-estar) com as solicitações de trabalho e da dinâmica familiar extremamente exigentes. Os estudos mostram que a grande maioria das resoluções falham já no primeiro mês e que poucos acreditam ser capazes de cumprir metas relacionadas à saúde à longo prazo. As razões são variadas, mas as tradicionais razões para não se cuidar destacam-se o excesso de trabalho, a falta de tempo e a ausência de suporte estruturado.
Nesse contexto, as estratégias para superar esses obstáculos tornam-se cruciais. Um estudo recente¹ revela que a forma como as pessoas abordam suas metas – com mentalidades concretas ou abstratas – influencia significativamente os resultados alcançados. Metas racionais, que oferecem passos claros e específicos, por exemplo “correr 3 vezes por semana”, são mais eficazes para quem adota uma mentalidade concreta, focada em “como” alcançar as metas. Por outro lado, metas emocionais, que apelam para o “porquê” de mudar, por exemplo “sentir-me mais bem disposto”, têm mais impacto em pessoas com mentalidade abstrata, conectadas aos motivos gerais de seus objetivos. Neste sentido, é importante saber qual o seu principal mindset, para desenvolver metas que funcionam melhor para si.
Outro estudo também traz insights valiosos para gestores e marketeers. No mundo corporativo, campanhas que promovem “pequenas vitórias” são altamente eficazes, especialmente quando personalizadas e baseadas em dados comportamentais dos consumidores. Tecnologias como apps de bem-estar e saúde, wearables e plataformas digitais são essenciais para monitorar avanços e ajudar os consumidores a criarem rotinas saudáveis que sejam possíveis, através de metas consistentes (goal consistency) e da avaliação do progresso dos esforços para uma vida mais saudável (goal progress)². Uma abordagem prática é dividir grandes objetivos em metas menores e específicas. Por exemplo, em vez de “ficar saudável”, optar por algo como “ir ao ginásio, 30 minutos, três vezes por semana”.
Com estratégias bem definidas, que utilizem as descobertas mais recentes da ciência do comportamento do consumidor e do marketing, tanto indivíduos quanto organizações podem transformar resoluções de Ano Novo em conquistas reais para a saúde e o bem-estar ao longo do ano.
Que este ano seja o início dessa mudança para todos nós!
Para saber mais:
¹Herter, M. M., Borges, A., Costa Pinto, D., Boto Ferreira, M., & S. Mattila, A. (2022). Using mindsets to boost health: how construal level and goal pursuit shape health message effectiveness on cessation behaviors. European Journal of Marketing, 56(12), 3197-3226.
²Herter, M. M., Borges, A., & Pinto, D. C. (2021). Which emotions make you healthier? The effects of sadness, embarrassment, and construal level on healthy behaviors. Journal of Business Research, 130, 147-158.