Precisa de atestar? Antes, veja aqui o que vai acontecer aos combustíveis

A partir desta segunda-feira, os preços dos combustíveis vão descer. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida de 0,5 cêntimos por litro no gasóleo e na gasolina”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à Executive Digest.

Os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a mesma linha. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,00532 euros na gasolina e de 0,00265 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,692 euros enquanto o do gasóleo vale 1,584 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto. A descida prevista para a próxima semana confirma a tendência ‘montanha-russa’ recente nos preços dos combustíveis, como pode ver na figura:

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com os combustíveis mais caros da UE. Um litro de gasolina, por exemplo, custa mais 5,5 cêntimos do que a média europeia e mais 18,6 cêntimos do que em Espanha. Já no caso do gasóleo a diferença para o país vizinho cifra-se em 18,1 cêntimos.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 73,9 cêntimos, ou seja, menos do que os 77 cêntimos em Espanha.

Entre os países da UE, os Países Baixos apresentam não só a gasolina 95 mais cara do Velho Continente – 1,929 euros, seguida de perto pela Dinamarca (1,928 euros) – mas também o o preço mais alto no gasóleo, com 1,685 euros.

Ler Mais





Comentários
Loading...