Starbucks com pagamentos por telemóvel
A cadeia de cafés norte-americana investiu 25 milhões de dólares numa parceria com a Square para implementar um sistema de pagamento por telemóvel. O objectivo é eliminar o uso de dinheiro nas suas lojas.
A Starbucks anunciou que vai desenvolver com a plataforma de pagamentos móveis Square um sistema que permitirá aos clientes pagar através das suas coordenadas GPS.
Basta ter instalada no smartphone a aplicação da empresa e mostrar o código de activação uma vez. A partir daí, sempre que fizer um pedido os dados do cliente serão enviados através do GPS e aparecerão na caixa registadora.
Trata-se de uma oportunidade importante para a Square, start-up americana com apenas 3 anos, que trabalhou até agora com clientes de pequena dimensão. A tecnologia oferecida pela empresa difere da concorrência: a aplicação substitui os cartões virtuais por uma lista dos pontos comerciais escolhidos pelo cliente, eliminando qualquer forma de pagamento.
Howard Schultz, CEO da Starbucks, explica que a Square tem uma preocupação muito forte com a experiência do consumidor centrada em torno do produto, posicionamento próximo da cadeia de cafés multinacional.